segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESPAÇO VIVO 05

TODOS JUNTOS SOMOS FORTES: Desabafo e atitude da professora Amanda Gurgel

Muitas pessoas já postaram a nossa querida colega de profissão, a Professora Amanda Gurgel.
A sua fala, sobre a situação da educação no Rio Grande do Norte e no Brasil, sintetiza perfeitamente o sentimento de todos os educadores: A educação, de fato, nunca foi prioridade neste país. Que pese a significativa melhora no investimento público federal nos últimos anos, nas unidades federativas, Estados e municípios, vimos muita promessa, muita demagogia e o mesmo descaso. 
Vários políticos, prefeitos e governadores [Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB); Ceará, Cid Gomes (PSB); Santa Catarina, Luís Henrique (PMDB); Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) e Paraná, Roberto Requião (PMDB)]., inclusive chegaram a ser contra o Piso Nacional do Magistério, impetrando uma ADIN no Supremo Tribunal Federal (STF), que foi posteriormente julgada constitucional.
O que a Professora Amanda Gurgel trouxe foi algo interessante: a educação como pauta fora do contexto eleitoral. Sabemos que a grande mídia só dá destaque a um assunto/mercadoria até o próximo fato sensacionalista. Devemos, então, fazer com que a educação seja uma pauta permanente. Temos as novas mídias, como as redes sociais para isso. Desde já encampo a campanha "10% do PIB para a Educação" e você?
Posto ainda, o vídeo que originou esse debate .
Sua ida à Globo
No RNTV
É bom saber que existem educadores que ainda acreditam e lutam por uma educação pública igualitária e justa. Que acreditam e lutam por um outro projeto de sociedade. "Todos juntos somos fortes" (Chico Buarque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário