terça-feira, 30 de agosto de 2011

Boletim (In)Formativo 41


Estrela do xadrez, Kasparov, volta ao Brasil para disputa com 13 jogadores

Publicação: 30/08/2011 07:44 Atualização:
A estrela do xadrez mundial, o russo Garry Kasparov, voltou ao Brasil depois de 14 anos para uma disputa simultânea com 13 jogadores. Kasparov venceu os competidores em menos de duas horas. Entre os adversários, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, enxadristas campeões, a mais jovem mestre do xadrez brasileiro, Katherine Vescovi, 12 anos, três alunos da rede pública de ensino do DF e um estudante de um projeto do jogo em Heliópolis, no Rio de Janeiro.

Kasparov foi trazido pela Associação para o Desenvolvimento do Xadrez (ADX) e participará nos próximos dias de vários projetos de estímulo ao esporte. O governador do DF, que se mostrou um enxadrista persistente, resistiu por 1h45 e foi o penúltimo a ser eliminado, antes apenas de Katherine.

“Eu sou um grande entusiasta do xadrez. Adoro, já joguei e estudei muito. É um jogo maravilhoso”, comentou o governador. “A presença de Kasparov estimula sobretudo os jovens. A tecnologia aumenta o interesse. E nós queremos fazer de Brasília uma grande referência do xadrez. Já estamos ampliando nas escolas”, completou Agnelo.

O professor Aníbal Ribeiro, um dos 13 jogadores, ficou fascinado com a possibilidade de participar de uma partida com Kasparov. “É o melhor jogador do mundo de todos os tempos. Ter oportunidade de jogar com uma pessoa assim é fantástico. O nível dele é muito superior. Ele não terminou nenhuma partida em poucos lances, mas ninguém deu trabalho para ele”, analisa.

Outra opinião
Quase 150 alunos de 18 escolas públicas do DF acompanharam a partida simultânea lance a lance. A coordenadora do projeto de xadrez escolar da Secretaria de Educação, Anita Souto Mayor Rondon, afirma que o DF está bem no quadro geral do país. “Temos muitos campeões brasileiros, um aluno que estuda e compete na Itália, gente de todos os níveis. Estamos tentando agora tornar obrigatório em todas as escolas, para que os estudantes tenham oportunidade de jogar e aprender.”

A partida mudou a opinião de uma das estudantes presentes em relação ao xadrez. Antes do jogo, a aluna do Centro de Ensino Fundamental Incra 8, de Brazlândia, Paula Vincunã, 11 anos, disse não se identificar muito com o jogo. Depois da simultânea, a ideia era outra. “Achei impressionante ele conseguir jogar com tanta gente ao mesmo tempo. Até me interessei mais”, se empolgou a enxadrista iniciante.

Se depender de Kasparov, mais estudantes vão mudar de opinião em relação ao xadrez. “Estou considerando a possibilidade de trazer a sede da América do Sul da Kasparov Chess Foundation (Fundação de Kasparov) para São Paulo. Da experiência que eu já tive nos Estados Unidos e na Europa, três aspectos são importantes: apoio público, privado e estrutura para disseminação do xadrez. E pelas impressões que eu tive desse evento, pode ser uma boa oportunidade de eu voltar a visitar este belo país”, disse o campeão. O jogo de ontem foi feito com o tablet myPad da Semp Toshiba, lançado em maio deste ano, o primeiro produzido no país.

Prodígio
Garry Kasparov nasceu em 13 de abril de 1963 em Baku, capital do Azerbaijão, da antiga União Soviética. Com 7 anos, era considerado um prodígio no xadrez. Aos 9, tinha vencido uma semifinal do Campeonato de Blitz para Adultos de sua cidade. Em 1985, Garry se tornou o mais jovem campeão mundial. Em 1990, Kasparov estabeleceu um marco na história do xadrez: ultrapassou o rating — que mede o nível dos jogadores — de 2,8 mil pontos. Ele foi o primeiro jogador da história a ultrapassar esta marca e o único a alcançar 2.850. De dezembro de 1981 a fevereiro de 1991, Kasparov fez história e não perdeu um único evento oficial em 10 anos. Esse foi o período em que ele criou a reputação de invencível.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/08/30/interna_cidadesdf,267568/estrela-do-xadrez-kasparov-volta-ao-brasil-para-disputa-com-13-jogadores.shtml
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário