quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A COPA DO MUNDO É NOSSA?

Incendios nas favelas de SP são meros acidentes??

prof. Ed. Física pela UnB  

Estava eu refletindo sobre este último incendio no prédio abandonado de Campos Elíseos de SP, onde "fatalmente" atingiu a favela do Moinho e me recordei da Copa de 2014. http://www.youtube.com/watch?v=pfWmDhP3gmU


Em outubro deste ano foi divulgado que o estádio de SP, o Itaquerão, localizado também na zona leste do centro da cidade, receberá a abertura da copa de 2014.http://www.dgabc.com.br/News/5921234/s-paulo-recebera-abertura-da-copa-2014.aspx Mas desde 2007, já sabemos que o Brasil sediará a copa do mundo.


Pois bem, segundo o editorial da prefeitura de SP, apenas no ano de 2010, CINQUENTA E OITO favelas pegaram fogo. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Incendio_nas_favelas_editorial_estadao_29_09_10_1285863509.pdf
Alguns exemplos...


http://www.youtube.com/watch?v=Xoi-Kr-vRF8
http://www.youtube.com/watch?v=vB_RbJMENkY&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=1SUuiJVB0q8
http://www.youtube.com/watch?v=yge4tb2XS-Y&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=b6ks2GohHjA
http://www.youtube.com/watch?v=FvXinm8obvI
http://www.youtube.com/watch?v=gJIVtIVjsz4


A galera da favela já sacou o que está rolando!
http://www.youtube.com/watch?v=WwAT16Mz4Mw
Sei que estes locais estão propícios a ocorrerem acidentes de várias naturezas, principalmente pela precariedade na infra-estrutura, mas 58 só ano passado, de uma hora para outra, acho um tanto estranho!


Por isso deixo minha reflexão aqui para todos acerca da copa, pois disponibilizar, 12 estádios, 1 seleção, 30 hotéis, 14 aeroportos, 120000 km de rodovias, 2.000 km de metrô, 6 trens balas, 115 FAVELAS PACIFICADAS, 33.000 soldados preparados, 2000 restaurantes, 150000 motoristas de taxi falando ingles e espanhol, 20000 km de esgoto, 500 milhôes de m³ de água despoluída entre outras coisas, requerem uma grande quantidade de tempo, $ e pessoas para tornar isso concreto.

http://acorda2014.com/Messages.aspx 
A gasolina está cara, mas acho que o custo x "benefício" está sendo levado muito em conta, se é que me entendem.

Chamo a atenção de que não estranhem, se a incidência destes fatos ou de outros semelhantes, aumentarem não só na cidade de SP. Afinal os jogos também ocorrerão nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. E até onde sei, também existem pessoas morando em condições precárias nesses locais.


O problema com as favelas, como foi citado em caixa alta, reflete apenas um dos ítens que compõem a realização desse mega evento esportivo e que deve ser visto como a ponta do iceberg!


Acredito ser muito importante que todos nós tenhamos olhares críticos sobre todas as mudanças que veremos em nosso país, antes, durante e depois de 2014. Pois tenho certeza que várias delas poderão passar despercebidas e na verdade estarão acontecendo direta ou indiretamente conosco. 


Se acharam que a reflexão foi coerente, peço que compartilhem, pois creio que informação também é poder!
Ah...quase me esquecí de um pequeno detalhe, em 2016 teremos pela 1ª vez a realização do XXXI Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Brasil. Apenas o maior evento esportivo do mundo! 

Eduardo Landívar Arsolino 
prof. Ed. Física pela UnB 

Ver depoimento de Diana do Nascimento http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/06/construcao-de-estadio-em-itaquera-aquece-mercado-imobiliario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário