quarta-feira, 4 de abril de 2012

Prêmio Gestão Escolar 2012

Inscrições abertas para o Prêmio Gestão Escolar 2012

As instituições educacionais públicas interessadas podem se inscrever até o dia 1º de junho. A edição do PGE 2012 tem como base de informações os dados referentes ao ano escolar de 2011

As escolas públicas de todo o país já podem se inscrever para a 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. As inscrições podem ser feitas pelo site do Consed.
Os gestores são convidados a envolver a comunidade em uma autoavaliação da realidade escolar. Trata-se de um instrumento que possibilita a elaboração de um diagnóstico da realidade, e pode auxiliar o gestor a lançar um olhar técnico e reflexivo sobre as práticas de gestão adotadas. Ao discutir e preparar as informações para a inscrição via internet, representantes da comunidade escolar avaliam as condições de ensino oferecidas pela escola traçam um plano de melhoria. São considerados cinco diferentes dimensões da gestão escolar: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos.
“O prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria do sistema educacional por meio da identificação de ações bem executadas por gestões participantes. A cada ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boa gestão se difundam e ganhem dimensão maior”, destaca a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.
As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. O diretor da escola destaque de cada Estado tem a oportunidade de fazer uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada. A primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos.
Etapas do Prêmio Gestão Escolar
16/2 a 1º/6
Inscrição das escolas via internet e envio do material impresso ao comitê regional
15/6 a 10/8
Cada comitê regional seleciona uma escola dentre as inscritas em sua região. Posteriormente, o comitê estadual seleciona uma escola (Destaque Estadual) para a etapa seguinte
13/8 a 31/8
O comitê nacional seleciona seis escolas finalistas (Destaques Nacionais)
11/10 a 4/11
Os diretores das escolas destaque de cada Estado têm direito a uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos para troca de experiências sobre gestão escolar.
5/11
Seleção da escola “Referência Brasil” por especialistas e cerimônia nacional de premiação

Histórico
Criado em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil, a premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade.
A edição de 2012 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor Civita – patrocínio; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC) – apoio institucional; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – cooperação; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – assessoria técnica.

Serviço:
Para mais informações: (61) 2195-8650

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