sábado, 21 de abril de 2012

V CONCOCE - UFGD-CBCE


   

 V CONCOCE 
CONGRESSO CENTRO-OESTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD/CBCE

      Este projeto trata da realização do V Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte (CONCOCE) e do I Congresso de Ciências do Esporte da Região da Grande Dourados (CONCEGRAD) que abordarão o tema: “Educação Física, Esporte e Lazer - Fronteiras e Identidades: mediando a Universidade e a Educação Básica”. Os eventos estão previstos para ocorrerem em simultaneidade no período de 03 a 06 de setembro de 2012, na cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, nas dependências da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
     Os eventos são uma realização da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – Mato Grosso do Sul (CBCE) com o apoio das secretarias estaduais do CBCE da região Centro-Oeste, da UFMS, da UCDB, da FAFS, da MAGSUL, da UNIGRAN, do Sindicato dos Professores de Educação Física de Mato Grosso do Sul e da Associação dos Professores de Educação Física de Dourados – APEF-D.


HISTÓRICO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CBCE)
 Logo CBCE

    Criado em 1978, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é uma entidade científica que congrega pesq
uisadores ligados à área de Educação Física/Ciências do Esporte. Organizado em Secretarias Estaduais e Grupos de Trabalhos Temáticos, liderados por uma Direção Nacional, possui representações em vários órgãos governamentais, é ligado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e está presente nas principais discuss ões relacionadas à área de conhecimento.
O seu evento científico nacional, o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), realizado a cada dois anos, está entre os principais do país. Além disso, são realizados periodicamente congressos estaduais e ou regionais, bem como encontros dos Grupos de Trabalho Temáticos, sempre de relevada importância e contando com ampla participação da comunidade acad êmica.
A Revista Brasileira de Ciências do Esporte, editada sob sua responsabilidade, a cerca de 30 anos, é indexada em indicadores internacionais, reconhecida com de grande qualidade no sistema Qualis/Capes e está com sua periodicidade em dia.
Nos últimos anos profissionalizou-se a estrutura administrativa de nossa entidade e suas ações tornam-se cada vez mais visíveis.
Com tudo isso, convidamos você a também integrar como sócio o nosso Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)- CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Logo UFGD
   A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve sua origem em 1962, com a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia, em Campo Grande, que seria o embrião do ensino superior público no sul do então Estado de Mato Grosso.
Em 26 de julho de 1966, através da Lei nº 2.620, esses cursos foram absorvidos com a criação do Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande, que reformulou a estrutura anterior, instituiu departamentos e criou o curso de Medicina. Em Corumbá, o Governo de Estado criou, em 1967, o Instituto Superior de Pedagogia e, em Três Lagoas, o Instituto de Ciências Humanas e Letras, ampliando assim a rede de ensino superior.
Integrando os institutos de Campo Grande, Corumbá e Três lagoas, a Lei Estadual nº 2.947, de 16 de setembro de 1969, criou a Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT. Pouco depois, com a Lei Estadual nº 2.972, de 2 de janeiro de 1970, foram criados e incorporados à UEMT os Centros Pedagógicos de Corumbá, Três Lagoas e Dourados.
Com a divisão do estado de Mato Grosso, foi concretizada a federalização da instituição, que passou a denominar-se Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através da Lei Federal nº 6.674, de 5 de julho de 1979.
Tomando-se o Campus de Campo Grande como centro de um círculo hipotético, a UFMS abrange uma extensa área geográfico-educacional que resulta num raio de mais de 500 km, atingindo cerca de cem municípios e incluindo estados e países vizinhos, tais como Paraguai e Bolívia, de onde se origina parte de seus alunos-convênio. Além da sede em Campo Grande, a UFMS mantém campi em seis cidades, quais sejam, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Paranaíba e Três lagoas, descentralizando o ensino para atender à demanda de várias regiões do estado. Visando a ultrapassar os objetivos essenciais de aprimoramento do ensino e estímulo às atividades de pesquisa e de extensão, a UFMS vem participando do ensino e da preservação dos recursos naturais do meio ambiente, especialmente da fauna e flora do Pantanal, região onde está inserida, e que motiva estudos e pesquisas ecológicas na instituição.

  UFGD
Inaugurado em 20 de dezembro de 1970, o então Centro Pedagógico de Dourados, que inicialmente deveria abrigar o curso de Agronomia, começou a funcionar em fevereiro de 1971, promovendo o primeiro vestibular para os cursos de Letras e Estudos Sócias (Licenciatura Curta). As aulas tiveram início em abril e o Centro contava com 10 (dez) professores.

ORIGEM FUNDECT
 A Fundect, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, foi criada pela Lei 1.860 de 03 de julho de 1998, alterada pela Lei 2.046 de 15 de dezembro de 1999. É pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Sua finalidade é conceder apoio financeiro e incentivar Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul, executados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, públicas ou privadas localizadas no Estado.


IDEALIZADORES

Clique e Arraste        Clique e Arraste       Clique e Arraste     Clique e Arraste

Nenhum comentário:

Postar um comentário