quinta-feira, 21 de junho de 2012

PPP da SEDF: homenagem a Carlos Mota


SEDF lança Projeto Político-Pedagógico (PPP)

O Projeto Político-Pedagógico (PPP), da Secretaria de Educação do DF, foi lançado oficialmente nessa quarta-feira (20), em um encontro simbólico em homenagem ao educador Carlos Mota, falecido há quatro anos. Na ocasião, amigos expuseram palavras de saudades e relembraram os bons momentos vividos com o professor.
O Projeto Político-Pedagógico já é uma realidade nas unidades educacionais do DF, o qual foi construído levando em consideração as realidades e opinião dos educadores. O projeto tem como eixos principais a cidadania, a diversidade e a sustentabilidade humana, sendo inspirado nas histórias e ideias do educador Carlos Mota que lutava pela inclusão e por uma sociedade mais justa, solidária e feliz.

O secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, explicou que o lançamento foi simbólico, tendo em vista que várias ações já estão sendo realizadas em consonância com as metas do PPP, como a implantação da Gestão Democrática, a modernização da rede pública de ensino e melhorias no ensino infantil e profissionalizante.
“Estamos com tudo preparado para modernizar e informatizar a rede pública, além de melhorar as oportunidades, construindo mais creches em atendimento à educação infantil e mais escolas técnicas cuja demanda é muito grande no DF”, reforçou o secretário.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta de planejamento, orientação e construção de diretrizes para a rede pública de ensino do Distrito Federal. O documento será um norteador dos Projetos Político-Pedagógicos a serem construídos coletivamente por todos os segmentos atuantes na comunidade de cada unidade escolar, pautados na perspectiva apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e na Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional 9.394/96 – LDB, de que as unidades escolares, respeitando as normas e propostas de seus sistemas de ensino, têm a incumbência de elaborar e executar suas propostas pedagógicas, dentro dos preceitos da gestão democrática.
Segundo avaliação do secretário Denilson Costa, o PPP foi construído com muito empenho e participação dos educadores nas plenárias que discutiram o projeto ao longo de 2011. “O projeto tem o nome do Carlos Mota porque sua bandeira era a educação. O documento foi pensado por educadores que desejam mudar a realidade difícil que hoje encontramos nas escolas. Agora vamos compartilhar as responsabilidades entre governo, educadores, família e sociedade – todos em busca da educação que almejamos”, definiu o professor.

Para a secretária adjunta de Educação, Maria Luiza Fonseca do Valle, o PPP eterniza os ideais do educador. “Nosso amigo defendia muitas das propostas que estão neste documento, principalmente a da Gestão Democrática. Obrigada Carlos”, agradeceu, emocionada.
A secretária da Criança Rejane Pitanga e a deputada Erika Kokay avaliam que o projeto é a base para mudar a educação do DF. Para Rejane Pitanga a ação foi mais uma conquista para a educação. “Agora precisamos do apoio dos educadores para implantar o projeto”, avaliou a professora.
“Os elementos fundamentais para uma educação de qualidade estão neste PPP, que precisamos colocar na prática cotidiana das escolas”, acrescentou a deputada Kokay.

Ao final do evento, a emoção contagiou os amigos do professor Mota que encerraram o encontro cantarolando uma das canções prediletas do educador, de autoria de Almir Sater.

“Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
 …..
Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz”.

O evento contou ainda com a presença da educadora Rita de Cássia (viúva de Carlos Mota), de outras autoridades e educadores da rede pública de ensino.
A Subsecretaria de Educação Básica vai encaminhar uma versão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para todas as unidades educacionais do DF.
Tenha acesso a íntegra do Projeto Político-Pedagógico

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