sábado, 28 de julho de 2012

Juventude e skate: Respeito é bom e a gente gosta!


Fiquei indignado ao ver esse vídeo, mas no entanto não me causa surpresa, pois para quem trabalha com o segmento da juventude, nas áreas de esporte e lazer, já conhecem a maneira como nossos jovens são tratados pelo aparato de segurança púbica (e até infelizmente, no setor da educação): como problemas!
Não me causa surpresa, mas me provoca uma profunda indignação e utilizo esse espaço para repudiar enfaticamente que devemos respeitar nossos jovens, que possuem direitos que são violados cotidianamente. 
A juventude que se identifica com um elemento da cultura corporal, como o skate, merecem serem tratados dignamente pela sua condição humana!
Eu boto fé nessa juventude!
Viva o skate! Viva a radicalidade!
Guarda municipal que agrediu skatista será demitido
O guarda municipal suspeito de agredir o skatista Pedro Henrique 'Neném', no Parque do Madureira, subúrbio do Rio, já foi afastado de suas funções e será demitido. As informações foram divulgadas pela própria Guarda Municipal, por meio de nota, na manhã desta quinta-feira (26).
O vídeo publicado no Youtube pelo jornalista e também skatista Sérgio Teles, na noite desta quarta-feira(25), mostra um guarda municipal chutando o jovem skatista de Volta Redonda, conhecido como 'Neném' durante uma manobra aérea na recém inaugurada pista de skate de Madureira. O skatista é lançado por cerca de 4 metros no ar até tombar no chão.
Segundo Teles, Pedro Henrique já executou aquele salto diversas vezes sem qualquer problema. Ele conta que o guarda havia advertido que a manobra poderia machucar o próprio skatista ou alguém próximo:
"Foi bizarro o que aconteceu. O garoto é competidor, está mais do que acostumado com esse tipo de salto. É uma pista de skate e quem deveria se preocupar era o próprio skatista."
Veja o vídeo:
O autor do vídeo conta que não houve qualquer hostilidade com os agentes antes da agressão, e que os guardas municipais têm um comportamento hostil com skatistas. Segundo ele, só havia crianças e jovens na pista e eles estavam enfileirados esperando o salto de Neném.
"Isso não é de hoje. Essa perseguição com os skatistas acontece desde sempre", lembrou.
Segundo caso em uma semana
No último sábado(21), um incidente parecido envolvendo guardas municipais e um skatista, em Curitiba, foi registrado em vídeo e causou revolta. Na filmagem, um guarda aparece  imobilizando o skatista Rugieri Mateus. Na sequência outro guarda chega e empurra a cabeça de Rugieri contra o chão antes de leva-lo ao posto policial.
O skatista estaria andando em alta velocidade, e ao ser advertido de que não era permitido circular de skate no parque teria respondido os guardas. Irritado eles decidiram levar orapaz.
Nota da GM
"Os integrantes da GM-Rio, após verem as imagens do Parque Madureira, repudiaram veementemente o comportamento do guarda, que não representa a Instituição, que tem como função estar ao lado do cidadão, colaborando para que os espaços públicos da cidade sejam cada vez mais democráticos e ordenados"
Tags: agressão, demissão, esportista, guarda, processo

Nenhum comentário:

Postar um comentário