domingo, 22 de julho de 2012

Londres 2102: Corpo, Cara e Cultura


Fotos olímpicas têm Neymar sério, Phelps largadão e


anônimos hilários!


Imagens oficiais que estampam as credenciais dos Jogos de Londres mostram estrelas de um jeito diferente e animam a rotina olímpica

Por Thiago Lavinas

Direto de Londres


Montagem credenciais olimpíadas Londres 2012  (Foto: Divulgação COI)Neymar, Usain Bolt, Hope Solo, Cesar Cielo, Yelena Isinbayeva, Michael Phelps, Maria Sharapova e Kobe Bryant nas fotos oficiais das Olimpíadas de Londres (Foto: Montagem em cima de Divulgação do COI)
Na foto oficial tirada para a credencial olímpica, Neymar está sério! Cabelo jogado para frente, sem qualquer sorriso ou alguma feição que lembre o jeito moleque e divertido de ser. O astro jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo e dono do recorde dos 100m com 9,58s, também preferiu o semblante sereno. Algo bem distante da aparência confiante de quando pisa na pista de atletismo ou da irreverência nas comemorações das vitórias. Quem não teve medo de abrir um baita sorriso foi a goleira americana Hope Solo. Já Cesar Cielo abandonou os cachos no cabelo de quatro anos atrás. 
Apesar de serem atletas mundialmente conhecidos e estamparem sempre capas de jornais, revistas e sites na Internet, eles precisam seguir um protocolo durante as Olimpíadas. E não podem circular por qualquer área olímpica sem a credencial pendurada no pescoço. Por isso, a foto estampada no documento oficial muitas vezes vira motivo de brincadeira entre eles.  
Outras estrelas do esporte mundial também aparecem com fotos interessantes. O astro do basquete americano Kobe Bryant ensaia um leve sorriso. A musa Maria Sharapova está séria! Mas mesmo assim parece ter uma capacidade de encantar os fãs. A russa Yelena Isinbayeva parece diferente. A campeã mundial do salto com vara usa uma gola azul alta cobrindo todo o pescoço e está com o cabelo mais escuro que o normal. E o que falar de Michael Phelps, dono de 14 medalhas olímpicas! Preferiu o estilo largadão, com cabelo despenteado e a barba por fazer. 
Lucas com a credencial olimpica (Foto: Divulgação)Lucas mostra com orgulho a credencial olimpica na concentração da seleção brasileira (Foto: Divulgação)
Muitos atletas fazem questão de guardar a credencial olímpica como recordação. É o que vai fazer o meia-atacante Lucas, do São Paulo.
- Jogar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada é o sonho de todo garoto que começa a jogar bola. Essa credencial me dá a certeza de que isso vai acontecer, estamos na cidade olímpica - disse jogador no site da CBF.
Emanuel foto oficial olimpíadas 2008 2012 (Foto: Montagem divulgação COI)Emanuel na foto da credencial que usava desde a
Olimpíada de 2000, e a atual de Londres
Dono de duas medalhas olímpicas - ouro em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008 - Emanuel vai participar pela quinta vez dos Jogos. E, aos 39 anos, o ídolo do vôlei de praia resolveu abandonar a foto que o acompanhava desde a Olimpíada de Sydney, em 2000, e usar uma mais atual na credencial de Londres. Ele vai fazer dupla com Alison e tem boas chances de subir mais uma vez ao pódio.
Já Hugo Hoyama preferiu manter a foto antiga das outras Olimpíadas. Aos 43 anos, o jogador de tênis de mesa segue com o rosto de garoto. Ele vai para a sexta participação nos Jogos.
Mas entre os cerca de 10,5 mil participantes das Olimpíadas de Londres há muitos desconhecidos para a maioria do público. Atletas com poucas chances de medalhas, que vão buscar superar o próprio limite e valorizar o espírito olímpico. Os quase anônimos também fazem sucesso nas fotos oficias. E chamam a atenção por algumas particularidades. O Tá na Área mostrou algumas dessas imagens (clique e assista!):
  • biquinho pode?
    Espanha Julia Takacs credencial Londres 2012 (Foto: Divulgação COI)Julia Takacs
    Alguns se encaixariam perfeitamente no tema da antiga série da TV Globo "Os Normais". Quem não se lembra da abertura com várias caras estranhas e caretas com o fundo musical "você é doida demais". É o caso da espanhola Julia Takacs, de 23 anos, vai correr a marcha atlética de 20km. Ela já ficou famosa pelo biquinho da foto oficial...
  • toda séria
    Jennifer Anson judô (Foto: Divulgação COI)
    Jennifer Anson
    Já a judoca Jennifer Anson, de 35 anos, estava séria demais! Sem esboçar qualquer sorriso e com uma cara fechada. Ela representa a República de Palau, um pequeno país insular da Micronésia, no Oceano Pacífico. Em sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, ela tem poucas chances de ganhar medalha na categoria de até 63kg.
  • bigode bronson
    Abdullah Alrashidi Londres 2012 credencial (Foto: Divulgação COI)Abdullah Alrashidi
    Aos 48 anos, Alrashidi tem um estilo das antigas que lembra bastante o o ator americano Charles Bronson, famoso nos anos 80 pelos filmes "Desejo de Matar", por manter o tradicional bigode. Nascido no Kuwait, ele vai competir no tiro esportivo nas Olimpíadas de Londres. Pai de quatro filhos, Alrashidi é também empresário. 
  • o assustado
    Nathan Deakes Londres 2012 credencial (Foto: Divulgação COI)Nathan Deakes
    O corredor australiano parece que levou um susto ao tirar a foto oficial para as Olimpíadas de Londres.  Nathan Deakes está com os olhos arregalados. Ele disputa a marcha atlética de 50km e tem como hobbies jogar golfe e ir à praia.
  • gasparzinho
    Natalie Dell Olimpíadas Londres 2012 credencial (Foto: Divulgação COI)Natalie Dell
    O problema com a americana Natalie Dell foi outro! Ela ficou muto iluminada na foto oficial e parece um fantasma. Aos 27 anos, a remadora participa pela primeira vez dos Jogos Olímpicos e sonha com a medalha de ouro. 
  • cara de colegial
    Rasul Abduraim Credencial Londres 2012 (Foto: Divulgação COI)Rasul Abduraim
    O lutador de taekwondo Rasul Abduraim, do Quirguistão, país da Ásia, tem 23 anos. Mas no  crachá parece ainda estar no colegial na credencial olímpica. É praticamente impossível para qualquer voluntário identificá-lo.
  • visual emo
    Sin Ying Au Londres 2012 credencial (Foto: Divulgação COI)Sin Ying Au
    Não se sabe se Sin Ying Au é fã de Neymar, do grupo Restart ou de outros famosos por adotar o estilo emo. Mas a esgrimista, de 23 anos, que nasceu em Hong Kong, parece curtir o visual descolado.  
  • real ou virtual?
    Anastasia Davydova Credencial Londres 2012 (Foto: Divulgação COI)Davydova
    É difícil saber se foi o cabelo, a pele totalmente lisa ou a sombra estranha embaixo do queixo. Mas a russa Anastasia Davydova, do nado sincronizado, parece um daqueles personagens virtuais.
  • atleta camarão
    Valerii Dymo Credencial Londres 2012 (Foto: Divulgação COI)Valerii Dymo
    O nadador ucraniano Valerii Dymo parece ter ficado muito tempo exposto ao sol durante a preparação olímpica. Ele está bem vermelho e com a marca dos óculos de treinamento no rosto.
  • tradição e charme
    Maryam Arzouqi Credencial Londres 2012 (Foto: Divulgação COI)Maryam Arzouqi
    Aos 25 anos, Maryam Arzouqi mantém a tradição muçulmana de cobrir o rosto. Mas a competidora de tiro esportivo do Kuwait não dispensou o batom vermelho nos lábios e a maquiagem para dar um charme a mais na foto oficial.  

    Fontes: http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2012/07/fotos-olimpicas-tem-neymar-serio-phelps-largadao-e-anonimos-hilarios.html
  • penteado estiloso
    Kelly Edwards Credencial Londres (Foto: Divulgação COI)Kelly Edwards
    A  vaidade também parece fazer parte da vida da britânica Kelly Edwards, de 21 anos. Mas ela caprichou no cabelo. A lutadora de judô na categoria de até 48kg fez um penteado diferente para a credencial olímpica.  
  • musa olímpica
    Eloise Amberger Londres 2012 Credencial (Foto: Divulgação COI)Elouise Amberger
    Quem não tem motivo para reclamar é a australiana Elouise Amberger. Fotogênica, a competidora de nado sincronizado é uma forte candidata a musa das Olimpíadas de Londres! Ela tem 25 anos e já foi triatleta
    !

Nenhum comentário:

Postar um comentário