sábado, 31 de março de 2012

Educação Estética


Ontem, iniciou-se a especialização Educação: Gestão Escolar e Temas Contemporâneos, realizado pelo SINPRO-DF e pela  Universidade Federal Tocantins.

1ª Disciplina está acontecendo agora: Estado e Políticas Públicas: globalização, neoliberalismo e educação com o  Professor Adão Francisco de Oliveira.


Estamos discutindo o  filme "Daens, um grito de justiça". Muito bacana.

É a recomendação do dia.

Filmes trabalhistas: Daens, um grito de justiça.






A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região, a AMATRA IV, está realizando no período das férias de verão, a exibição de um filmes relacionados à temática trabalhista.
Os filmes, que compõem o meu acervo pessoal, são todos, sob algum aspecto, relacionados ao trabalho.
Hoje, iniciando o ciclo, exibiremos a película Daens, que no Brasil recebeu o nome Daens, um grito de Justiça.
Daens, um grito de justiça. Cartaz de divulgação.
Daens, um grito de justiça. Cartaz de divulgação.
O cenário do filme é a cidade belga de Aalst no final do séc. XI, para a qual o Padre Daens é designado e onde se depara com todas as agruras da Revolução Industrial européia, como o trabalho infantil, sem quaisquer medidas de higiene e segurança e com uma jornada extenuante.
A morte de uma criança, durante o seu horário de trabalho, e outras situações relacionadas às referidas condições de trabalho levam o padre a buscar soluções, inclusive ingressando na política.
Destaque no filme para as nítidas referências à doutrina social da Igreja da Rerum Novarum de Leão XIII.
O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 1993, tendo recebido diversos prêmios, como o Globo de Ouro do Festival de Xangai.
O filme tem base histórica, sendo que recentemente foi montado um musical na Bélgica.
No Brasil o filme foi lançado apenas em VHS, encontrando-se, infelizmente, fora de cartaz. Mesmo em sites de venda internacionais o filme se encontra fora de catálogo. É possível encontrá-lo em alguns servidores de torrents uma versão no formato DivX (do VHS), com legendas em português.
Ficha técnica:
Diretor: Stijn Coninx
Autores (roteiristas): Louis Paul Boon e François Chevallier
Elenco: Jan Decleir (Adolf Daens), Gérard Desarthe (Charles Woeste),  Antje de Boeck (Nette Scholliers),  Michael Pas (Jan De Meeter),  Karel Baetens (Jefke).

sexta-feira, 30 de março de 2012

Coitado do Mané


Vamos acompanhar de perto a aplicação desses recursos. O problema é que o histórico recente da política local de esporte só acumulou mancadas, ingerências e falata de compromisso com o povo brasiliense. Triste!! E revoltante!


VÍDEO: Com graves problemas sociais, DF vai gastar quase R$ 1 bi com estádio fantasma

por Fernando Gavini, de Brasília, para o ESPN.com.br

Brasília vai gastar quase R$ 1 bilhão de reais para construir o estádio Nacional para receber jogos da Copa do Mundo. Depois do Mundial, no entanto, o futuro do estádio é uma incógnita. O Governo do Distrito Federal defende a tese de que o futebol não será o que vai sustentar a nova arena, que será administrada pela iniciativa privada, que será responsável por promover eventos para tentar torná-la rentável. 

Apesar disso, o Tribunal de Contas da União, o TCU, o aponta como um dos maiores candidatos a virar elefante branco. Apesar dos graves problemas sociais encontrados no DF, o investimento será de quase 1 bilhão de reais na construção do estádio. A própria população questiona o valor que será gasto, enquanto Sérgio Graça, coordenador do Comitê da Copa na cidade, defende que o orçamento para o Mundial não tira um centavo das outras áreas. O problema é que os orçamentos para saúde, educação e transportes têm sido insuficientes para as necessidades da região.

Com uma câmera escondida, a reportagem da ESPN Brasil foi verificar a situação dos hospitais. Tanto no Hospital de Base quanto no HRAN, os dois maiores de Brasília, não haviam médicos suficientes. Apenas problemas mais graves eram atendidos de imediatos. Quem precisava de algo mais simples tinha que esperar por horas. Uma moça, inclusive, chegou a chorar de desespero.



Assista à reportagem!
Na educação, os professores da rede pública reclamam dos baixos salários e das condições de trabalho. Por causa disso, estão em greve desde o começo do mês. Cerca de meio milhão de alunos estão sem aula por conta disso. As negociações com o governo estão emperradas e a paralisação não tem data para acabar.

A situação dos transportes também está longe do ideal. Chegar em Brasília, vindo das cidades satélites, pela manhã é um inferno. De Planaltina ao Plano Piloto, trecho que normalmente leva cerca de 35 minutos, demora 1h40 nos horários de pico. A situação é menos pior para quem vem das unidades que ficam ao sul de Brasília. Essa região é servida por metrô, que fica superlotado nos horários de pico. A principal obra de mobilidade planejada para a Copa, o VLT, não vai mudar muita coisa. Ele sai do aeroporto, mas quando entra na cidade vai cobrir o mesmo trecho que já é atendido pelo metrô. Para piorar, a obra está parada há dois anos por causa de suspeitas de fraude na licitação.

Pois é! Vale a pena gastar tanto com um estádio numa região com tantos problemas? E um estádio que mal se sabe como será usado a partir do momento em que acabar a Copa do Mundo. E tudo isso na unidade do país que, segundo o IPEA, ostenta o título de maior desigualdade social do Brasil.

Greve dos/as professores/as: como anda?


Notícias

Ato mostra força e organização da categoria. Marcada negociação para esta tarde


As (os) professoras (es) que estão na luta merecem ser parabenizadas (os) pelo belo ato público que realizaram na manhã desta quinta-feira, 29, no pátio em frente à sede da Secretaria de Educação na 607 Norte. Nem mesmo o sol forte tirou a disposição da categoria de exigir negociação, em um evento marcado por intervenções culturais e declarações de apoio de várias entidades ao nosso movimento. A força demonstrada já rendeu frutos: o secretário de Educação vai receber a comissão daqui a pouco, às 14h30, no salão nobre  do Palácio do Buriti.
Esperamos que desta vez para iniciar um processo de negociação consequente e não para ouvirmos a mesma cantilena de que precisam obedecer à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). As professoras e professores que estiveram no ato deixaram bem claro que não vão desistir da luta e mais uma vez lembraram ao governador a necessidade de realmente priorizar a Educação, ouvindo as reivindicações da categoria e investindo no setor.
Ao final da intervenção gritaram palavras de ordem chamando o professor que ainda não aderiu para a luta e lembrando ao governo que compromisso é dívida! Confira nas redes sociais mais detalhes da atividade e leia a musiquinha paródia feita pela professora Holanda criticando aqueles que ainda não aderiram ao movimento.

Nova negociação ocorrerá antes da assembleia



A reunião desta quinta-feira, dia 29, aconteceu com a presença apenas do secretário de Educação, Denilson Costa, e foram discutidos pontos da estrutura do Plano de Carreira. Ele afirmou que até a data da assembleia será realizada uma reunião com outros setores do governo. Mais informações serão dadas nas assembleias regionais (confira locais em  matéria publicada neste site).


Confira locais das assembleias regionais desta sexta-feira, 30

28/03/2012 - 15h18

Nesta sexta-feira (30) teremos novas assembleias regionais em várias regiões administrativas. A contribuição e a mobilização dos professores e professoras serão de fundamental importância para o sucesso da nossa greve. Participe!
Veja abaixo os locais e horários das assembleias.

Assembleias Regionais
Diretor(a)
Local
Horário
N.Band./Riacho I e II/CandangolandiaGilzaCEM NB 019h
BrazlândiaMarco AurélioCEM 019h
CeilândiaVanusa/EliceudaCEM 039h
GamaWijairoColégio CG9h
GuaráCarlos CiraneCEF 029h
ParanoáRodrigoCAIC9h
PlanaltinaBere/NilzaCEM 01(Centrão)9h
Plano PilotoRosileneSede do SINPRO9h
CruzeiroThaísSede do SINPRO9h
RecantoDimasCEF 3019h
SamambaiaClaudioCEM 3049h
Santa MariaFernandoCE Especial8h
São SebastiãoClaudiaCAIC UNESCO9h
SobradinhoCassioCEF 03 – Qd. 069h
TaguatingaCarlos EdmundoCEMAB9h