sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Eu recomendo: Blog do Masca


Amigos e amigas, 
Um novo blog nasceu recentemente: O Blog do Masca
Não deixem de conhecer o http://www.blogdomasca.blogspot.com.br/
Com certeza vai ser um blog de sucesso, visto o conhecimento e articulação do estudioso Professor Fernando Mascarenhas. 


Minha foto
Doutor em Educação Física pela Unicamp e Professor da Faculdade de Educação Física da UnB. Foi presidente, entre 2005 e 2009, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e membro do Conselho Nacional de Esporte, orgão do Ministério do Esporte. Já publicou em autoria e co-autoria vários trabalhos, dentre livros, capítulos de livro e artigos. Como professor, atua no âmbito da graduação e da pós-graduação, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às linhas: Políticas de Esporte e Lazer; Educação Física, Formação e Trabalho. Coordena o Avante - Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte Lazer da UnB e integra o Observatório do Esporte da Unicamp.

Blog de Quem?


Este é um blog para eu falar de esporte...

Já são alguns anos em contato com o mundo do esporte e, mais de perto, com o debate sobre as políticas esportivas. Em primeiro veio o envolvimento direto com os "Senhores do Esporte", convivendo com os gerentes governamentais e boa parte da cartolagem esportiva nacional no âmbito no CNE. Depois, resolvi dedicar meus estudos ao tema. 

Não demorou;
"Estou indo para Brasília, neste país lugar melhor não há..."
Sim, da UFG à UnB, estou hoje num observatório privilegiado para estudar as tais políticas.

Individual e coletivamente, tenho me dedicado ao tema coordenando projetos, orientando pesquisas, organizando e participando de eventos, preparando e ministrando minhas aulas, enfim, cumprindo a agenda acadêmica 40hs DE de todo e qualquer professor universitário do sistema federal.  

O resultado disso?

Além da crítica roedora, tenho alimentado também o meu próprio espírito, ou seja, vivo um movimento de auto esclarecimento em direção ao esporte e sua organização em nosso país. Como resultado deste movimento, há de se dizer também que alguns pontos no Qualis já foram marcados, disponibilizando ao campo acadêmico da Educação Física alguns dos ditos produtos de pesquisa. Mais que pontos, cada produto constitui, em verdade, munição para "batalha das idéias". Pode-se dizer que eu e os colegas do Avante nos perfilamos àqueles que desejam construir um outro mundo possível e, nele, também um outro esporte possível. 

Um outro esporte possível representa a qualidade de uma sociedade cujo acesso ao esporte tem seu reconhecimento alicerçado sobre princípios como universalização, planificação, participação, autonomia, organização, transformação, justiça e democracia. O direito ao esporte, ao mesmo tempo em que pressupõe o acesso ao esporte, deve expressar também a possibilidade de sua apropriação crítica e criativa. Abordado em suas dimensões ética, política e estética, o esporte pode se constituir uma prática educativa das mais privilegiadas para fruição e exercício dos sentidos e das emoções, favorável à criação, ao engajamento corporal, ao prazer do movimento, ao exercício da confiança, ao desafio do pensamento, ao desenvolvimento da auto-estima, enfim, à satisfação de acesso e apropriação da cultura.


Não dá para dizer ao certo qual é o resultado dessa "batalha" - o papo é longo - e, por isso mesmo, a fim de me aproximar mais da realidade e do tempo mais imediato dos acontecimentos, propus a mim mesmo um blog, um blog dedicado aquilo que venho chamando de temas críticos do esporte. 

O que vocês verão aqui, as vezes de modo diário, mas quase sempre em frequência semanal, serão pequenos textos de autoria e opinião sobre os problemas e avanços do mundo esportivo, em seus diversos âmbitos.

O objetivo é, com todos os limites, o de conferir maio ressonância e engajamento às reflexões e análises que tenho desenvolvido, até então, limitada ao periodismo científico. Entrar na "blogosfera" é só mais recurso para, de algum modo, botar a boca no mundo.

Visite, leia, acompanhe, compartilhe, comente e critique! 

Pesquisa em educação e Método em Marx


O Ciclo de estudos "Método em Marx: implicações para a pesquisa em educação"

Veja aqui resultado do 1º de 4 seminários previstos para o ciclo! Saiba mais
Este é o primeiro de quatro seminários organizados pelos Profs. Drs. Célio da Cunha, José Vieira de Sousa e Maria Abádia da Silva, docentes-pesquisadores vinculados à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE-UnB) abordando o método materialista histórico- dialético e a pesquisa em educação. Os outros três seminários que comporão o Ciclo de Estudos estão previstos para serem realizados em abril, agosto e novembro de 2013.
A discussão proposta nos quatro seminários concebe o método como instrumento lógico de interpretação da realidade, caracterizado pelo movimento do pensamento por meio da materialidade histórica da vida dos humanos em sociedade. Nessa perspectiva, o método permite descobrir (pelo movimento do pensamento) as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens ao longo da história.
O evento foi realizado dia 07.11.2012, na Sala Papirus da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília e contou com a participação de alunos da graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores de áreas diversas e comunidade em geral.

[...] o método que consiste em elevar-se do abstrato ao concreto não é senão a maneira de proceder do pensamento para se apropriar do concreto, para reproduzi-lo. O concreto é concreto porque é a síntese de várias determinações diferentes é unidade na diversidade. Por isso, o concreto aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o ponto de partida efetivo e, portanto, o ponto de partida da intuição e da representação (MARX, 1974, p. 116).

Protestos contra a Copa do Mundo de 2014 no Brasil


BRASIL

Organizações brasileiras convocam protestos contra a Copa do Mundo de 2014

Manifestações em cidades-sede do mundial coincidem com sorteio dos jogos da Copa das Confederações. Mais de 80 organizações assinam manifesto que critica falta de transparência do governo e violação de direitos.
Protestos contra a Copa do Mundo 2014 estão convocados para as doze cidades-sede dos jogos neste sábado (01/12), a partir das 13h. As manifestações vão ocorrer no mesmo dia em que a Fifa faz o sorteio, em São Paulo, dos jogos da Copa das Confederações, que será realizada no ano que vem.
Mais de 80 organizações de movimentos sociais e culturais assinaram o manifesto "Copa para quem?" e anunciaram o ato para este sábado. Em São Paulo, a concentração será em frente à ocupação da Rua Mauá.
"Somos torcedores impedidos de ir ao estádio. Somos trabalhadores ambulantes impedidos de trabalhar. Somos moradores de favelas e ocupações despejados ou ameaçados de perder nossas casas", diz trecho do manifesto.
Entusiasmo com a realização da Copa do Mundo de 2014 dá lugar a preocupação
Os movimentos sociais criticam a falta de transparência das ações do governo brasileiro, a falta de discussão com a população quanto aos projetos e a violação dos direitos de famílias removidas por causa das obras para o megaevento.
"A Copa do Mundo no Brasil era um sonho que aos poucos vai se tornando um pesadelo. Prometia-se realizar a Copa do Mundo totalmente com capital privado, não haveria nenhum dinheiro público. Agora, a Copa está sendo praticamente financiada com o dinheiro do Estado", diz o jornalista esportivo Juca Kfouri.
Renato Cosentino, especialista em política e planejamento urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que sediar o megaevento é "fantástico". "Porém, o problema é a forma como ele está sendo usado para legitimar uma série de violações de direitos", frisou Cosentino, que também faz parte do Comitê Popular da Copa do Rio de Janeiro e é um dos organizadores do protesto deste fim de semana.
A falta de transparência no controle dos gastos públicos também é um ponto de crítica. Para o professor de educação física da Universidade de Brasília (UnB) Fernando Mascarenhas, que desenvolve estudos na área de políticas de esporte e lazer, o governo não tem feito o bastante.
"Ainda que haja um espaço específico junto ao Portal da Transparência para reunir e tornar disponíveis informações sobre as ações e despesas do Governo Federal, há a desatualização e imprecisão dos dados informados", diz.
Copa dos interesses privados
Para Orlando Santos Júnior, professor de política urbana da UFRJ, os projetos relacionados à Copa do Mundo no Brasil atendem a interesses privados e à Fifa. E, ao mesmo tempo, violam os direitos humanos de uma parte da população.
Especialista citam, como exemplo, a remoção de famílias por causa de obras relacionadas à Copa e seu reassentamento em locais com menos infraestrutura ou longe do centro da cidade. Estima-se que cerca de 170 mil pessoas estejam sendo afetadas com obras relacionadas aos megaeventos Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
Santos Júnior cita a intenção do governo do Rio de Janeiro de repassar para a iniciativa privada o Maracanã, o que implica no fechamento de uma escola pública e do Museu do Índio que estão dentro do complexo esportivo. "Tudo isso sem qualquer discussão com a sociedade", afirma.
Cerca de 170 mil pessoas serão removidas de suas casas por causa dos eventos esportivos
Doze estádios estão sendo reformados ou construídos e, para Juca Kfouri, isso é um desperdício de dinheiro público. Além disso, melhorias e modernização do transporte público, aeroportos, vias de acesso etc – que tinham o objetivo de se tornar legado da Copa para o Brasil – estão sendo driblados.
"Para minimizar os problemas de trânsito, nos dias de jogos será decretado feriado. Aeroportos militares deverão ser usados para receber vôos fretados vindos do exterior. Os aeroportos existentes, em vez de serem modernizados, vão ser no máximo recauchutados, e isso não atende ao interesse do país", frisou Kfouri.
Protestos
A tendência é que as manifestações contra a copa se intensifiquem, caso o governo não invista mais no diálogo. "Se as intervenções do poder público continuarem de forma não transparente e violando direitos, os protestos devem aumentar", opina Santos Júnior.
Os aspectos negativos de sediar um grande evento como esse não afetam apenas as pessoas afetadas por remoções. "Houve aumento do custo de vida no Brasil inteiro, o valor do aluguel triplicou e a tarifa do ônibus subiu acima da inflação. Houve uma incidência sob a população como um todo e a insatisfação tende a crescer", frisa Cosentino.
Críticos dizem que as manifestações costumam ser maiores nas redes sociais do que nas ruas. Ainda assim, segundo Mascarenhas, isso não não significa que a população esteja satisfeita com a organização da Copa e das Olimpíadas. "A ausência de movimentos de massa e o não engajamento em movimentos e críticas quanto a Copa não quer dizer que o brasileiro está indiferente ao que está acontecendo", alerta.
Já no início de outubro houve protestos em Porto Alegre - uma das cidades-sede da Copa. A manifestação contra a privatização de áreas públicas da cidade terminou em confronto entre manifestantes e polícia, e o mascote da Copa, o boneco inflável do tatu-bola recentemente batizado de "Fuleco", foi destruído. O protesto havia sido convocado também pelas redes sociais.
Autor: Fernando Caulyt
Revisão: Francis França

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CONCURSO: Contrato Temporário na Secretaria de Educação DF


Edital para professor temporário é publicado nesta quinta (29)

Foi publicado nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial do Distrito Federal o edital do processo seletivo simplificado para contratação temporária de docentes para a rede pública de ensino do Distrito Federal.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Copa Pública - Quem ganha e quem perde com o evento de 2014?



Copa Pública - Quem ganha e quem perde com o evento de 2014?
 
11- Abertura do evento, programação, breve fala sobre um ano do blog Copa Pública. 
 
11h15 - Mesa Remoções e violações de direitos humanos - Um ano de Dossiê "Megaeventos Violações de Direitos Humanos" 
Muitas pessoas estão sendo retiradas de suas casas para construções para a Copa. Estima-se que cerca de 170 mil pessoas terão seus direitos à moradia violados ou ameaçados.
Um integrante da ANCOP (Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa) abre a mesa falando sobre estas remoções e sobre um ano de dossiê.  Três moradores que foram removidos de suas casas, de lugares diferentes do Brasil, contam suas experiências pessoais.
 
13h - almoço, confraternização.
 
15h - Exibição de pequenos documentários sobre megaeventos.
 
16h - Maraca nosso, ou Maraca deles? - Fala de Gustavo Mehl, integrante da ANCOP sobre a privatização do Maracanã.
O projeto divulgado prevê a destruição de espaços esportivos, culturais e sociais de uso público e não trará retorno do dinheiro público investido nas reformas.
  
                17h - Copa acima da Nação - O cenário que se desenha, de um estado de exceção, no qual leis provisórias valem mais do que a própria           Constituição do país; Construções não respeitam as leis de zoneamento das cidades; zonas de exclusão da Fifa. Professor Carlos Vainer (urbanista professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ) e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Paulo Martim Sampaio. 
 
18h - Jogo Sujo - fala de Andrew Jennings sobre futebol, Fifa e Copa do Mundo. Andrew Jennings é um reporter investigativo escocês, autor do livro Jogo Sujo - o Mundo Secreto da Fifa. Natalia Viana ficará de tradutora.
 
19h - Encerramento da programação oficial. 
 
+Expo de fotos de André Mantelli
+Oficinas de ativismo na rede
+Bandas e djs para quem quiser esticar

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - UnB


ATENÇÃO!! Normas Para o Processo Seletivo - Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça

Disponibilizamos aqui as normas para a seleção! Fique atento! saiba mais...
ATENÇÃO!! Normas Para o Processo Seletivo - Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, por meio de sua Faculdade de Educação em parceria com o SECADI / Ministério da Educação (MEC), tornam público o Processo Seletivo de Alunos para o curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, para o primeiro semestre do ano letivo de 2013, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Eu vou pro Buteco com o Furreco!


Comitê Popular e Chico Buarque: O Maraca é nosso

Ação do Comitê Popular Rio Copa e Olimpiadas

Chico Buarque: "O Maraca é nosso, o Maraca não está à venda!". Vamos juntos gritar alto neste sábado, dia 1º de dezembro, a partir das 9h30 na praça Saens Peña!

>> https://www.facebook.com/events/487508294628007/

Você sabia que o governo 
do estado tá querendo vender o Maracanã pro Eike Batista em uma das transações mais criminosas da história? É um escândalo: desde 1999, foi investido cerca de R$ 1,5 BILHÃO de nosso dinheiro no Maraca. O projeto que querem aprovar foi feito pela empresa do próprio Eike Batista e prevê que, ao fim de 35 anos, o empresário não pague de volta nem 20% disso! Não daria nem pra pagar os juros dos financiamentos feitos para as reformas. Em compensação, o sr. Eike espera ter um lucro de cerca R$ 3 BILHÕES!

Mas não é só isso: o projeto ainda prevê as DEMOLIÇÕES do Estádio de Atletismo Célio de Barros, do Parque Aquático Júlio Delamare, da Escola Municipal Friedenreich e do prédio histórico do antigo Museu do Índio. No lugar, Eike Batista quer construir estacionamentos e shopping centers! Atletas olímpicos e paraolímpicos ainda não sabem onde iriam treinar. Jovens, crianças, idosos e deficientes físicos atendidos por projetos sociais ficariam a ver navios. Os indígenas, antropólogos, historiadores e arquitetos que defendem o Museu do Índio também. E os alunos, pais e professores perderiam uma das dez melhores escolas públicas de ensino fundamental do país. Ou seja: em lugar de equipamentos de uso esportivo, social e cultural, espaços para que o multibilionário amigo do governador ganhe mais dinheiro!

Mas o Maraca não é shopping e a gente não é bobo! Vamos pra rua mostrar o Maraca que queremos: um parque PÚBLICO que sirva ao esporte, à saúde, ao lazer, à cultura e à educação da população, e não a interesses de grupos empresariais.

NÃO ACEITAMOS A DEMOLIÇÃO do Julio Delamare, do Celio de Barros, da Escola Municipal Friedenreich e do prédio do Museu do Índio. Queremos um estádio com SETORES POPULARES e ingressos a preços acessíveis para todos após a Copa.

SÁBADO, DIA 1º DE MANHÃ – DA PRAÇA SAENS PEÑA AO MARACA





Foto: Chico Buarque: "O Maraca é nosso, o Maraca não está à venda!". Vamos juntos gritar alto neste sábado, dia 1º de dezembro, a partir das 9h30 na praça Saens Peña!

>> https://www.facebook.com/events/487508294628007/

Você sabia que o governo do estado tá querendo vender o Maracanã pro Eike Batista em uma das transações mais criminosas da história? É um escândalo: desde 1999, foi investido cerca de R$ 1,5 BILHÃO de nosso dinheiro no Maraca. O projeto que querem aprovar foi feito pela empresa do próprio Eike Batista e prevê que, ao fim de 35 anos, o empresário não pague de volta nem 20% disso! Não daria nem pra pagar os juros dos financiamentos feitos para as reformas. Em compensação, o sr. Eike espera ter um lucro de cerca R$ 3 BILHÕES!

Mas não é só isso: o projeto ainda prevê as DEMOLIÇÕES do Estádio de Atletismo Célio de Barros, do Parque Aquático Júlio Delamare, da Escola Municipal Friedenreich e do prédio histórico do antigo Museu do Índio. No lugar, Eike Batista quer construir estacionamentos e shopping centers! Atletas olímpicos e paraolímpicos ainda não sabem onde iriam treinar. Jovens, crianças, idosos e deficientes físicos atendidos por projetos sociais ficariam a ver navios. Os indígenas, antropólogos, historiadores e arquitetos que defendem o Museu do Índio também. E os alunos, pais e professores perderiam uma das dez melhores escolas públicas de ensino fundamental do país. Ou seja: em lugar de equipamentos de uso esportivo, social e cultural, espaços para que o multibilionário amigo do governador ganhe mais dinheiro!

Mas o Maraca não é shopping e a gente não é bobo! Vamos pra rua mostrar o Maraca que queremos: um parque PÚBLICO que sirva ao esporte, à saúde, ao lazer, à cultura e à educação da população, e não a interesses de grupos empresariais.

NÃO ACEITAMOS A DEMOLIÇÃO do Julio Delamare, do Celio de Barros, da Escola Municipal Friedenreich e do prédio do Museu do Índio. Queremos um estádio com SETORES POPULARES e ingressos a preços acessíveis para todos após a Copa.

SÁBADO, DIA 1º DE MANHÃ – DA PRAÇA SAENS PEÑA AO MARACA

Mané Garrincha: Elefante Branco, privatização e elitização



Nesta entrevista, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) justifica a construção do Elefante Branco de Brasília pela suposta realização de jogos dos campeonatos carioca e paulista na cidade após a Copa... Oi?

O nome dele é Ricardo '
Trade', e sua propensão aos negócios já fica indicada aí. O executivo escancara a visão europeizada que se pretende dar aos estádios de futebol pós-Copa quando defende, vejam só, a adoção de cadeiras numeradas com lugar marcado. Omite, no entanto, o processo elitizador que se esconde pelo discurso de "levar sua família ao estádio com segurança". Que tipo de família poderá pagar os preços dos ingressos???

#ÉCadaUma #PareceQueSóPiora
OPinião: Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas


E vc? O que acha?


Diretor do COL diz que Brasília tenta receber jogos de RJ e SP após 2014

Ricardo Trade revela projeto para uso do Estádio Nacional até em final da Copa do Brasil: 'Não vamos ter elefantes brancos', garante

Por Alexandre Alliatti, Cintia Barlem, Marcelo Baltar e Márcio IannaccaRio de Janeiro
103 comentários
Sem um campeonato local forte, Brasília poderá recorrer aos Estaduais de Rio de Janeiro e São Paulo para ter partidas no novo Estádio Nacional Mané Garrincha, que será sede de jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. Segundo o diretor de operaçãoes do Comitê Organizador Local (COL), há projetos para levar duelos importantes para a capital após o Mundial no Brasil.
- Mostramos caminhos para que estádios como Natal, Cuiabá e Manaus tenham opções de fazer crescer seu futebol, ter grandes shows, levar equipes de fora do estádio. Todas as arenas não serão apenas estádios de futebol, mas arenas multiuso. Brasília, por exemplo, tem um estudo para receber, além de grandes shows, jogos do Campeonato Carioca, do Campeonato Paulista, final da Copa do Brasil. Esse projeto é muito bacana, já que muitos torcedores de Brasília torcem para times de outros Estados. Por isso, o governador fez questão de manter a capacidade de 70 mil pessoas na arena. Não vamos ter elefantes brancos no Brasil – afirmou Trade durante a Soccerex nesta segunda, no Rio.
Maquete virtual do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (Foto: Reprodução)Simulação de como ficará o Estádio Nacional: capacidade para 70 mil pessoas (Foto: Reprodução)
Em sua apresentação na feira de negócios do esporte, o diretor do COL explicou qual o legado desejado para os torcedores depois da Copa: uma nova experiência nos estádios brasileiros.
- Quem não quer levar a família a um estádio com segurança, organizado, cadeiras numeradas, pessoas auxiliando na chegada, centro médico, acesso organizado, banheiros que serão limpos a cada oito minutos? É essa a experiência que queremos dar ao torcedor. E por que não sonhar com tudo isso depois da Copa? É possível, estamos nos preparando para isso – disse.
Trade também garantiu que a imprensa de todo o mundo terá plenas condições de trabalho nos estádios brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014
- Os torcedores serão muito bem tratados, assim como toda a imprensa. Vamos receber jornalistas de todo o mundo e temos que passar uma boa impressão do nosso mundo. Eles vão precisar de internet voando. E vamos fornecer isso.
Segundo o diretor, já é possível notar o legado da Copa no Brasil, já que vários profissionais estão se capacitando em todo o país. Investimentos em aeroportos, tecnologia da comunicação, mobilidade urbana e transportes são outros exemplos citados pelo homem forte do COL. No momento, mais de 24 mil pessoas trabalham diretamente nas obras das 12 arenas de 2014.
- Isso tudo é legado. Ele é real e é uma constante preocupação nossa. Não tenho procuração para falar pela Fifa, mas convivo com eles. E posso garantir: a Fifa também quer deixar um legado. Ninguém é maluco de chegar num país, mandar fazer isso e aquilo e não deixar nada.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/11/diretor-do-col-diz-que-brasilia-pode-receber-jogos-de-rj-e-sp-apos-2014.html

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

I Fórum das Licenciaturas com formação Ampliada - Educação Física


I Fórum das Licenciaturas com formação Ampliada.

I Fórum das Licenciaturas com formação Ampliada ESEFFEGO/UEG - 30/11 a 01/12


30/novembro/2012 – Sexta Feira:

18.30 horas – Instalação do Fórum

19.00 horas – Mesa Temática I – “Os ordenamentos legais dos cursos de graduação: subsídios para a formação ampliada”.

Palestrantes: Profª. Dra. Iria Brzezinski – ANFOPE – PUC/Goiás
Profª. Clélia Brandão – DPEDHUC/SECADI/MEC – PUC/Goiás
Debatedor: Profº. Dr. Marcelo Russo – UFPA/Castanhal

Ementa: “Apresenta os ordenamentos legais orientadores dos cursos de graduação e dos cursos de graduação em Educação Física, Discute as ações do Conselho Nacional de Educação e Instituições de Ensino Superior na busca de sua autonomia na relação com as prerrogativas legais”.

01/dezembro/2012 – Sábado:

08.30 horas – Mesa Temática II – “As Bases Científicas para a Formação Ampliada em Educação Física como Expressão da Luta pela Formação Humana”

Palestrante: Professor Dr. Cesar Leiro – UNEB/Alagoinhas - UFBA.
Professor Dr Roberto Furtado – FEF/UFG
Coordenação: Profª Dra. Marta Genú – UEPA

Ementa: Resgata a luta histórica pelo projeto de formação humana para além do capital. Discute as táticas de enfrentamento cunhadas pelos Movimentos de Luta. Aponta demandas para as institui-ções e participantes do Fórum de Licenciatura ampliada em Educação Física.

10.30 horas – Posse dos membros eleitos para a Secretaria Estadual do CBCE, gestão 2012/2014.

11.00 horas – Plenária do 1º Fórum das Licenciaturas com Formação Ampliada em Educação Física no Brasil.
Instituições de Ensino Mediadoras: ESEFFEGO/UEG; UFBa; UEBa; UEPa; UFSM; UFPa-Castanhal; UEMT
Instituições de Ensino Convidadas: FEF/UFG; DEFD/PUC-Go; UFG/Catalão; UFG/Jataí; UEG/Quirinópolis; UEG/Porangatú; Faculdades Araguaia
Coordenação: Profº Dtdo Ademar A. Soares Jr. – ESEFFEGO/UEG

13.00 horas - Encerramento

domingo, 25 de novembro de 2012

Um bom e raro exemplo no Futebol: Seedorf


Seedorf, o homem que quer mudar o jogo

Craque do Botafogo se vê como missionário de um mundo melhor

Por Arnaldo Bloch
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Seedorf não bebe nem fuma e sua balada é andar de bicicleta<br />
Foto: Marcelo Carnaval / O Globo
Seedorf não bebe nem fuma e sua balada é andar de bicicleta Marcelo Carnaval / O Globo
RIO — Nascido no Suriname, terra de seus avós e de seus pais, educado e revelado na Holanda, onde se radicou, com passagens duradouras pela Espanha e pela Itália, Clarence Seedorf, 36 anos, parou no Brasil, ao menos por ora. Seu pai e sua mãe trabalhavam 18 horas por dia para dar um futuro melhor aos filhos, o que poderia explicar a obstinação do craque pelo trabalho, não fosse ele um cultor mais das ideias do que dos números, que vê no esporte um terreno para refleti-las na vida.
Protocolarmente, o atual ídolo do Botafogo e um de seus líderes vê-se como cidadão do mundo, homem internacional, cuja vida é condicionada pelos seus compromissos. Mas, feita a ressalva, conclui por garantir que no sangue, é terra natal dos antepassados que pulsa mais forte.
— Todo lugar é minha casa. Fico bem onde estiver morando, e me acostumei a hotéis. Mas é claro que cada um tem as suas origens, e a minha eu não esqueço, porque tenho família e tenho história. Tenho meu tambor e minha bateria, lembro das canções de meu pai, sou consciente do sofrimento de gerações. Mas a experiência multicultural de viver em vários lugares do mundo fez muito bem para a minha cabeça, que ficou mais aberta e diversificada.
Português na cabeça
Dono de sorriso franco mas de trato reservado, formal até, Seedorf chega ao restaurante do hotel Fasano, em Ipanema, num carro prateado e escolhe a sua mesa de sempre, num canto do salão. Criou apreço pelo lugar no qual passou as primeiras semanas desde que chegou à cidade, quando o apartamento no Leblon era reformado. Ao garçom, pede água. Recusa o couvert e solicita, educadamente, que o deixem concentrar-se por 45 minutos num jogo de um tempo só: a entrevista.
Mais preocupado com os conceitos do que com os detalhes, não gosta de falar muito da família (para não despertar “curiosidades que não importam”) e escolhe as palavras com calma. Empenhado em desenvolver seu português carregado de um sotaque indefinível, e já bem fluente, ele não recorre, jamais, aos outros idiomas que fala.
— Atualmente, minha cabeça só funciona em português. Nem adianta eu tentar, as palavras não vêm em outra língua, o que é ótimo.
A importância de cantar
Avesso a vícios que não sejam os de misturar frutas no liquidificador e tomar muita água, gosta de comida japonesa e italiana, come feijão com arroz e cozinha receitas do Suriname, parecidas com muita coisa que viu na Bahia. Garante que não bebe nem fuma. Mas gosta de rock, reggae, clássicos e algum samba e tem o hábito de cantar, desde que não seja num karaokê (“pois tira a espontaneidade”) ou desde que o estilo não seja o que ele define, genericamente, como batida techno e assemelhados.
— Cantar é muito importante. Limpa a alma. Tudo na vida é sempre uma escolha. Nunca usei drogas. Desde cedo, em Amsterdam, uma cidade complicada, escolhi dizer ‘não’ e as pessoas nem me ofereciam por saber disso. Não perdi meus amigos por me recusar a participar desse aspecto de suas vidas. Eu os respeitava e eles me respeitavam. Mas alguns acabaram tendo as vidas abreviadas.
Caxias assumido, Seedorf dedica a maior parte do tempo aos treinos, à forma física e a diversos assuntos do Botafogo, dentro e fora de campo. Suas baladas, para usar a expressão tão querida por alguns ídolos, limitam-se, aparentemente, a caminhar, quando as coisas estão mais tranquilas, no calçadão do eixo Ipanema-Leblon, ou a participar de reuniões de família e de amigos. Há poucos meses vivendo no país, apesar das constantes vindas nos últimos 12 anos, observa a cena local com a cautela de quem cresceu tendo consciência da luta de um povo pela liberdade.
— Meu avô era filho de escravos e o Brasil é um dos países que, infelizmente, conheceram a escravidão. Seria mentira dizer que não existe racismo aqui. São necessárias muitas gerações para se chegar a um nível diferente de convivência entre povos de várias origens e cores. Mas ainda não percebi claramente como isto ocorre na cidade, pois estou só há cinco meses vivendo no país. Ainda estou construindo minha vida e minha rotina aqui.
Seus ícones não são marcas de celular, popstars ou líderes de revoluções sangrentas, e sim nomes e sistemas mais identificados com transformações de mentalidade como Buda, Gandhi, Dalai Lama, Nelson Mandela, Osho. Admira o período de Bill Clinton à frente do governo americano e considera a eleição de Obama um fato inspirador.
— Vou acumulando frases, ideias e reflexões que recolho do pensamento e da vida de pessoas que mudaram o mundo e deixaram coisas grandes. Eles ajudaram a formar meu caráter e a despertar intuições que já estavam em mim. Tornei-me um idealista. O que não é sempre uma coisa fácil hoje em dia. Mas, apesar das dificuldades, não quero deixar de crer no bem, professar o bem e viver de maneira positiva. O foco hoje está muito no que é negativo. Por exemplo, há doze anos venho ao Rio. Para uma cidade de 6 milhões de pessoas com tantos contrastes, nunca achei a violência aqui tão grande como se diz por aí, ainda mais em comparação com vários lugares do mundo onde o perigo é generalizado.
Casado com a brasileira Luviana, que conheceu em Madri, há 14 anos, ele já tinha o país como uma dessas referências emancipatórias desde a infância, aficionado que era pela seleção a da geração de Zico, como a maioria do povo do Suriname. Muito pequeno para a Copa de 1982, o menino Seedorf chorou em 1986 com a eliminação para a França nas quartas de final, um dos fatos perturbadores de sua infância.
— Meu pai teve que me levar para fora de casa para me acalmar. A bola na trave do Julio Cesar foi um drama.
O choro aos 12 anos faz pensar em cena recente, estampada nas páginas dos jornais, nos sites e na televisão: o veterano de 36 anos que chorou ao deixar o campo contundido, emocionando a opinião pública ao dizer que o pranto era pelo tempo que teria que ficar afastado do time num momento de recuperação. A ovação quase unânime do choro de Seedorf é interessante se compararmos à chacota de que é motivo o Botafogo desde a comoção coletiva do plantel que perdeu para o Flamengo a final de Taça Guanabara de 2008. Qual o critério para se avaliar a qualidade ética de um chororô? Seedorf, de cara fechada como faz cada vez que seus princípios são contrariados, arrisca o diagnóstico.
— Não me toca essa história de chororô. Na verdade, não tenho nenhuma simpatia por ela. É muita falta de respeito. Choro é sinal de força. Quem chora tem coragem, e um atleta deve descarregar sua dor. O Botafogo foi um dos grandes produtores de talentos de uma geração de seleções que ganhou muitos títulos mundiais. É um patrimônio brasileiro importante e não merece ser tratado dessa maneira e nem tratar mal a si próprio. Os jornalistas botafoguenses não são nada bonzinhos com o time. Um Botafogo com autoestima baixa não é bom para o Brasil. Na minha vida, perdi mais do que ganhei. Com todo mundo é assim. Mas a vitória, mesmo, que fica, é a da constante superação e dos valores que passamos, independentemente dos números.
Construção de exemplos
Partidário da ideia de que o futebol é estruturante de comportamentos sociais e multiplicador de princípios éticos e morais, ele enxerga um viés negativo na maneira como muitas vezes é espelhado pelos responsáveis por sua gestão e também pelas mídias, que estariam, segundo ele, mais concentradas na degradação das personalidades do que na construção de exemplos. Confrontado com a possibilidade de o problema estar no futebol atual, ele usa como paradigma a postura geral frente aos esportes olímpicos.
— As Olimpíadas são sempre mostradas como um encontro que eleva as pessoas, e o mundo inteiro olha para a televisão com esse espírito. No futebol os valores mais justos que influenciam o comportamento das pessoas de dentro para fora dos estádios não são suficientemente enfatizados. Talvez por que seja um esporte tão popular. Mas deveria ser o oposto. O Adriano que conheci no exterior, por exemplo, era uma pessoa exemplar, de grande coração. Hoje sua figura se identifica com os minutos de TV que mostram seu drama. Isso não ajuda muito.
A história é agora
Visado pelos holandeses para assumir uma espécie de representação da seleção do seu país para a próxima Copa, e por uma corrente da torcida alvinegra como um possível redentor (e, talvez, futuro dirigente) dos anseios botafoguenses, ele admite que tem uma missão, mas uma missão para o mundo, ainda inespecífica em termos de planos e projetos a curto prazo.
— O futebol me dá a possibilidade de ajudar o mundo a melhorar. Quero dar minha parte. É algo que vou descobrir à medida que vou fazendo e que já está em mim desde pequeno. Neste minuto estou preocupado em fazer o Botafogo chegar em quinto no Brasileiro, seu melhor resultado em 17 anos. Mas estou torcendo pelo Corínthians no mundial. Não sou do tipo de torcer contra ninguém. Na final, pelo Milan, fui aplaudido pela torcida do Barcelona tendo jogado pelo Real Madrid. É esse espírito que levo para a vida, o da construção, não o da destruição, esteja eu no Botafogo ou em outro lugar. Quero para o Botafogo o que quero para o futebol brasileiro. Quero para mim o que quero para todos. É preciso parar de só olhar para o passado. O menino que quer jogar o jogo da vida tem que se inspirar em quem faz a história hoje, respeitando o passado, mas vivendo o presente. Ele não pode ficar com os olhos pregados só no que aconteceu há 40 anos. Uma divisão de base vitoriosa pode servir de exemplo tanto quanto um grande ídolo internacional. Todos fazem, sempre, história.

Fonte: O globo

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Seleção no Ministério do Esporte


Ministério abre seleção de formadores e coordenadores regionais do Pelc e do Vida Saudável   
Estão abertas desde o último dia 21 e se estendem até 30 de novembro as inscrições para os cargos de formadores e de coordenadores regionais do Sistema de Monitoramento e Avaliação dos programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Vida Saudável. Conforme os editais lançados pelo Ministério do Esporte e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão dez vagas – cinco para cada categoria de bolsista.

Poderão se inscrever para a seleção dos dois editais servidores ativos e aposentados de instituições federais de ensino, além de alunos matriculados regularmente em cursos de pós-graduação de universidades federais em disciplinas isoladas oferecidas por esses cursos. Os detalhes sobre os requisitos para inscrição encontram-se no site da UFMG, no endereço www.eessto.ufmg.br.

O Sistema de Formação do Ministério do Esporte trabalha com a capacitação de todos os agentes sociais do Pelc e do Vida Saudável (módulos introdutório e avaliação I e II) que são desenvolvidos no decorrer da implantação e desenvolvimento das ações. O sistema foi criado em 2003 e desde 2010 é realizado em parceria com a UFMG. Neste ano, o programa está sendo ampliado com mais cinco vagas para atender projetos selecionados no último chamamento público.

Atualmente, o Sistema conta com 20 formadores. As cinco novas  vagas oferecidas atenderão as necessidades das  regiões Nordeste (Ceará, Maranhão, Piauí ou Rio Grande do Norte), Sul (Paraná) e Centro-Oeste. Os formadores deverão estabelecer contato direto com as instituições que desenvolvem o Pelc e o Vida Saudável, realizando o acompanhamento pedagógico e auxiliando nos módulos de formação. O formador terá direito a uma bolsa no valor de  R$ 3 mil, do qual ainda é descontado o Imposto de Renda previsto em lei. A seleção possui três etapas: análise curricular, avaliação da proposta de formação e entrevista.

Já o edital para seleção de bolsistas do Sistema de Monitoramento de Avaliação do Pelc e do Vida Saudável prevê cinco novas vagas para coordenadores regionais: duas para a região Nordeste, uma para região Norte e Centro-Oeste, duas para o Sul  e uma para a Sudeste. Os selecionados atuarão nos projetos a fim de atender à demanda da equipe gestora dos programas na área de convênios, tanto de forma presencial quanto virtual.

Entre as atribuições dos coordenadores estão: realização de estudos sobre o processo didático e pedagógico para posterior aplicação nos núcleos de atendimento; acompanhamento das atividades de execução e formação dos agentes sociais que irão atuar nos núcleos em âmbito regional; construir, embasar e implementar elementos de avaliação do Pelc e do Vida Saudável. O valor bruto da bolsa para coordenador regional é de R$ 4 mil, sem desconto do Imposto de Renda. O processo seletivo é feito em duas fases: análise curricular e entrevista.

Inscrições
Para os dois processos, as inscrições serão feitas no Centro de Estudos de Lazer e Recreação da UFMG, situado no Prédio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Av. Presidente Carlos Luz, 4.664 – Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais) - 2ª a 6ª feira, exceto feriados, de 14h às 18h.

Também serão aceitas inscrições pelos Correios (via Sedex) especificando no envelope “Centro de Estudos de Lazer e Recreação – Projeto de Formação do PELC e Vida Saudável”. A data limite de postagem será até o último dia de inscrição.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

JORNADAS BOLIVARIANAS - 9ª EDIÇÃO MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

http://www.iela.ufsc.br/images/barra_verde.gif
http://www.iela.ufsc.br/titulo_internas.php?text=Jornadas%20Bolivarianas
http://www.iela.ufsc.br/images/linha_interna.gif

Chamada de trabalhos para as Jornadas Bolivarianas de 2013

Jornadas Bolivarianas/ IX Edição – Abril de 2013
PRIMEIRA CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Já está aberta a chamada pública para apresentação de trabalhos nas Jornadas Bolivarianas do ano de 2013, que acontecem de 09 a 12 de abril, na Universidade Federal de Santa Catarina. As Jornadas são o evento anual do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, e na sua sétima edição terá como tema: MEGAEVENTOS ESPORTIVOS - SEUS IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS PARA  O CONTINENTE LATINO-AMERICANO. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível abaixo e encaminhar via o correio eletrônico do Instituto (iela@iela.ufsc.br) .

Prazo para entrega dos trabalhos: 02 de março de 2013

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
I - A apresentação de trabalhos acadêmicos nas Jornadas Bolivarianas – 9ª Edição tem como finalidade valorizar a produção e a disseminação do conhecimento no campo da América Latina, bem como oportunizar o intercâmbio de análises e pesquisas sobre o tema;
II - Os trabalhos inscritos deverão abordar assunto relativo aos estudos sobre a América Latina, que problematize aspectos referentes à temática geral das Jornadas.
III – Os trabalhos deverão ser encaminhados ao correio eletrônico do Iela (iela@iela.ufsc.br), junto com ficha de inscrição, disponibilizada ao final destas observações.
IV - Os trabalhos poderão ter mais de um autor, conforme item 8 abaixo.
V - Os trabalhos serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, independentemente da instituição a que estejam vinculados.

ANÁLISE PRÉVIA E SELEÇÃO
VI - Os trabalhos serão selecionados segundo os seguintes critérios:
a) Consistente fundamentação teórico-metodológica;
b) Criticidade;
c) Originalidade;
d) Relevância científica para o aperfeiçoamento dos estudos em América Latina;
VII - Os trabalhos serão avaliados por pareceristas, integrantes do conselho de pesquisadores do IELA/UFSC e convidados.
VIII - A relação dos trabalhos selecionados para apresentação oral será divulgada nas páginas do IELA/UFSC, no dia 20 de março de 2013, com o envio de carta de confirmação para o endereço eletrônico ou convencional dos autores;
IX - Todos os trabalhos enviados serão publicados nos Anais das Jornadas Bolivarianas/Nona Edição, que serão disponibilizados apenas eletronicamente.
X - As apresentações orais selecionadas acontecem num dos períodos da tarde durante as Jornadas. Observar a programação.
XI – Cada autor de trabalho selecionado para apresentação oral terá 20 minutos para expor sua pesquisa.
Observação: Não serão cobradas inscrições para as Jornadas Bolivarianas. As demais despesas serão de responsabilidade dos participantes.

CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO
XII - Os trabalhos inscritos deverão obedecer aos seguintes critérios de apresentação:
01 . O trabalho deverá ser enviado em Documento Word (ou similar) letra (tipo/fonte) TIMES NEW ROMAN 12, texto justificado, entrelinhas 1,5, em folha configurada para tamanho A4 com as seguintes margens: 3 cm na partes superior, inferior, acima e abaixo. As páginas deverão ser numeradas no canto inferior direito, incluindo a primeira página.
02 . O resumo, em português, deverá vir logo abaixo do título, subtítulo, nome do autor, palavras-chave, e deverá ter no máximo 200 palavras, letra (tipo/fonte) TIMES NEW ROMAN 12, texto justificado.
03 . O trabalho não deverá superar 15 páginas incluindo o resumo, palavras-chave, as notas de rodapé e bibliografia final.
04 . As notas de rodapé deverão ser apresentadas numeradas.
05 . O título e subtítulo deverão ser em negrito, no mesmo tipo de letra.
06 . O nome do(s) autor(es) deverá (ão) estar alinhado à margem direita.
07 . A Bibliografia se incluirá ao final do trabalho, ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do autor.
08 . O limite de apresentação de trabalho por pessoa será de uma como autor e uma como coautor.
09 . Não se aceitarão trabalhos que não se ajustem a estes critérios de apresentação.
10 . O trabalho deverá ser enviado por via eletrônica ou entregue gravado em CD, em envelope fechado, no qual apareçam o(s) nome(s) do(s) autor(es) , pessoalmente ou por correio postal ao seguinte endereço:
Jornadas Bolivarianas – 9ª. Edição – 2013

Apresentação de Trabalhos
IELA/Instituto de Estudos Latino Americanos
Universidade Federal de Santa Catarina
CSE . Bloco D . Primeiro andar
Campus Trindade
Florianópolis SC Brasil
88010-970
Mais Informações:
IELA/Instituto de Estudos Latino Americanos
Universidade Federal de Santa Catarina
www.iela.ufsc.br
iela@iela.ufsc.br
Fone: + 55 (48) 3721-4938

Ficha de Inscrição para Apresentação de Trabalho
JORNADAS BOLIVARIANAS - 9ª EDIÇÃO
MEGAEVENTOS ESPORTIVOS - SEUS IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS PARA  O CONTINENTE LATINO-AMERICANO
FICHA DE INSCRIÇÃO/ APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Nome do autor (a):
Nome do trabalho:
Instituição ou Entidade:
Endereço:
Telefone:
Correio eletrônico:

Poster Rio de Janeiro - Copa 2014

Desde 2006, a Fifa permite que cada cidade-sede da Copa do Mundo adote seu próprio símbolo oficial. No Brasil, as 12 sedes estão em processo de escolha. Eduardo Paes, num concurso nacional, já escolheu este pôster — que, desde já, passa a ser a imagem oficial do Rio na Copa de 14. Bola pra frente!


Fonte:
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2012/11/22/o-rio-na-copa-de-14-475979.asp

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pedra, Papel ou Tesoura e Porrada na cabeça!


As velhas brincadeiras populares sendo reinventadas....
As Prendas são reflexos dos dias atuais..
Lembrei do corredor polonês e do pula carniça!rs
E vcs o que acharam da brincadeira?

As melhores análises poderão ser publicadas aqui no Blog!




Notícias importantes sobre Educação

A Secretaria de Imprensa do SNPRO_DF informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SERÁ DEBATIDO EM AUDIÊNCIA NA CAE
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (20) requerimentos dos senadores José Pimentel (PT-CE) e Inácio Arruda (PCdoB-CE) para a realização de audiência pública com a finalidade de debater o Plano Nacional de Educação (PNE). (...) A audiência pública, que poderá ser realizada em 29 de novembro, em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), deverá ser aberta pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Está prevista também a presença de dirigentes de entidades da área educacional e especialistas na matéria.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/20/plano-nacional-de-educacao-sera-debatido-em-audiencia-na-cae ou http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/20/ce-debatera-novo-plano-nacional-de-educacao-em-conjunto-com-a-cae)

MERCADANTE: SEM DINHEIRO DO PETRÓLEO, EDUCAÇÃO PRECISARIA DE "CINCO CPMFS"
O ministro Aloizio Mercadante afirmou que, sem os recursos do pré-sal, seria necessário criar "cinco CPMFs" para garantir os 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação conforme propõe o PNE (Plano Nacional de Educação). Mercadante participou da abertura do Seminário Brasil-China na manhã desta quarta-feira (21). Na sua avaliação, é impossível aumentar dessa forma a carga tributária ou realocar os atuais recursos. "De onde vai tirar [orçamento para cumprir as metas do PNE]? Da saúde, da segurança, do transporte?", disse o ministro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/21/mercadante-sem-dinheiro-do-petroleo-educacao-precisaria-de-cinco-cpmfs.htm)

'ROYALTIES' E PNE DEVEM ESTAR NO MESMO DEBATE, DIZ CIENTISTA POLÍTICO
Os atuais debates sobre a distribuição de royalties do petróleo e o novo Plano Nacional de Educação (PNE) deveriam andar juntos, sugeriu nesta quarta-feira (21) o cientista político Fernando Abrúcio, em audiência pública promovida pela Comissão de Educaç ão, Cultura e Esporte (CE). Por meio do estabelecimento de metas claras e dos meios para alcançá-las, observou, será possível promover-se um salto na educação nos próximos 10 anos. – A distribuição dos royalties do petróleo a municípios e estados sem um projeto de país é um desastre. Educação é a grande questão hoje, e o nosso desafio é articular o Plano Nacional de Educação com a lei dos royalties. O plano (aprovado pela Câmara) é muito geral. Temos que definir um conjunto pequeno de prioridades – sugeriu Abrúcio, em mais uma audiência sobre o tema da federalização da educação básica, presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
(Caso queira ler a m atéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/21/royalties-e-pne-devem-estar-no-mesmo-debate-sugere-cientista-politico)

MERCADANTE DESCARTA A REALIZAÇÃO DE DUAS EDIÇÕES DO ENEM EM 2013
Enem para presos será feito por 'no máximo 400' estudantes regulares. Prova será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, descartou nesta quarta-feira (21) a possibilidade de haver duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os estudantes em 2013. Segundo ele, no ano que vem, o Ministério da Educação seguirá tendo a edição regular da prova e a aplicada para pessoas dentro dos presídios e instituições sócioeducativas. Essa, segundo ele, já é uma segunda edição do exame.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/mercadante-descarta-realizacao-de-duas-edicoes-do-enem-em-2013.html)

SÉRGIO SOUZA DEFENDE DISCIPLINAS DE MORAL E ÉTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO
O senador Sé rgio Souza (PMDB-PR) defendeu nesta quarta-feira (21) projeto de sua autoria que inclui no currículo do ensino fundamental a disciplina de Cidadania, Moral e Ética e, no ensino médio, a disciplina Ética Social e Política (PLS 2/2012). Aprovada na semana passada pelo Plenário do Senado, a proposta - que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) - seguiu para exame da Câmara dos Deputados. Sérgio Souza afirmou ter certeza de que problemas graves do país, como a corrupção e a instabilidade jurídica, só poderão ser superados de maneira definitiva com uma política educacional mais voltada para a formação do caráter dos jovens e para o exercício responsável da cidadania.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/21/sergio-souza-defende-disciplinas-de-moral-e-etica-no-curriculo-do-ensino-basico)

MEC DEFINE DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Brasília - O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de hoje (21) as diretrizes que vão reger a educação escolar básica quilombola, respeitando as especificidades socioculturais desses grupos. As orientações valem para as instituições de ensino básico instaladas nos territórios quilombolas e para as de ensino a distância.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-21/mec-define-diretrizes-para-educacao-basica-nas-comunidades-quilombolas)

CONECTA 2012 APRESENTA TECNOLOGIA COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO
Foi com um pedido de empenho do empresariado brasileiro no setor educacional que Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan, enc errou o primeiro ciclo de debates do seminário de tecnologias educacionais Conecta 2012, na manhã da quarta, 21. Em sua segunda edição, o evento, que se estende até a sexta, 23, promove o debate sobre os impactos do uso de novas tecnologias na sala de aula, sinalizando caminhos para a educação do futuro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Conecta-2012-apresenta-tecnologia-como-alavanca-para-o-desenvolvimento-2000029662561-1400002102372)

AM: PROFESSORES PROTESTAM POR MAIOR VERBA PARA EDUCAÇÃO NO AMAZONAS
Eles protestaram contra vereadores e deputados. Grupo de aproximadamente 30 manifestantes se reuniram na CMM
Professores das redes estadual e municipal de ensino protestaram na manhã desta quarta(21) em frente à sede da Câmara Municipal de Manaus, Zona Oeste da capital. Formado por aproximadamente 30 manifestantes, o grupo tem como uma principais reivindicações a destinação de 15% dos orçamentos tanto da Prefeitura de Manaus quanto do Governo do Estado para a educação. De acordo com os organizadores, os educadores iriam encerr ar o protesto na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas, Zona Centro-Sul.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/11/professores-protestam-por-maior-verba-para-educacao-no-amazonas.html)

COM SALÁRIOS ATRASADOS, DOCENTES DE AL MONTAM SALA DE AULA EM FRENTE À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Com oito meses de salários atrasados e sem a perspectiva de receber qualquer pagamento retroativo, professores contratados para ministrarem aulas em assentamentos de sem terras em Alagoas fizeram um protesto em Maceió, nesta quarta-fei ra (21), em frente à SEE (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/21/com-salarios-atrasados-docentes-de-al-montam-sala-de-aula-em-frente-a-secretaria-de-educacao.htm)

10 PLATAFORMAS GRATUITAS PARA APRENDER LÍNGUAS
Na semana passada, o Porvir escreveu uma matéria que aborda o programa de intercâmbio Ganhe o Mundo, que está levando estudantes de escolas públicas de Pernambuco para o exterior, para aprenderam uma segunda líng ua. Muitas vezes, os estudantes brasileiros têm oportunidades de bolsas que acabam não preenchidas pela falta de fluência em outro idioma. Com isso na cabeça, resolvemos então preparar uma lista de dez sites gratuitos brasileiros e internacionais que abrigam diferentes cursos de idiomas que vão do mandarim ao polonês.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porcriar/10-plataformas-gratuitas-ensinam-idiomas/20121121)

AUDIÊNCIA NA CAS VAI DISCUTIR AUMENTO DO MANDATO DE DIRIGENTES SINDICAIS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública para discutir o aumento do mandato de dirigentes sindicais, conforme prevê projeto de lei do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Requerimento com esse objetivo, apresentado pelo autor e pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Cyro Miranda (PSDB-GO), foi aprovado nestaquarta-feira (21) pelo colegiado. A ampliação está prevista no projeto de lei do Senado (PLS 252/2012), que aumenta de três para quatro anos a duração dos mandatos sindicais, com possibilidade de reeleição por um período subsequente.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/21/audiencia-na-cas-vai-discutir-aumento-do-mandato-d e-dirigentes-sindicais)

CDH APROVA PROJETO QUE PERMITE A TRANSEXUAIS MUDANÇA DE NOME EM DOCUMENTOS
Projeto de lei que reconhece a identidade de gênero e permite que transexuais troquem de nome em documentos de identidade foi aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).  A matéria (PLS 658/2011), que recebeu texto substitutivo, segue agora para exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/21/cdh-aprova-projeto-que-permite-a-transsexuais-mudanca-de-nome-em-documentos)