quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dia do Jogo Limpo…Doping e Hipocrisia


POR LINO CASTELLANI FILHO
Do Observatório do Esporte

Em 14 de maio de 2012 a nossa presidenta, Dilma Rousseff fez publicar no Diário Oficial da União, em conjunto com o Ministro de Estado do Esporte, Aldo Rebelo, a Lei nº 12.638, instituindo o dia 15 de Janeiro como o Dia Nacional do Jogo Limpo e de combate ao doping nos Esportes…
Pois bem… Primeiro, sinceramente, gostaria que essa lei tivesse uma maior abrangência… Vocês imaginam o impacto de uma lei instituindo o Dia do Jogo Limpo… Na política brasileira?!​
Enfim, sabemos que o ótimo é inimigo do bom… Idealizar a realidade não ajuda em nada em sua transformação…
​Então… Lendo as matérias jornalísticas e ouvindo os comentários sobre este assunto nos programas de TV ou nas rodas de amigos — típicas daquelas que acontecem após os 60 minutos de “pelada” justificadores dos 120 de boa cerveja —, não pude deixar de ficar revoltado… Com a hipocrisia reinante em nossa sociedade!
​Hipocrisia sim! Pois não somos nós que exigimos a vitória a qualquer custo, atribuindo ironicamente a frase o importante é competir aos perdedores?
​A coisa funciona mais ou menos assim: Você é atleta e sabe que fama, sucesso e dinheiro vêm com resultados esportivos! Mas não com qualquer resultado, mas sim somente com a vitória. E você faz tudo o que está ao seu alcance para obtê-la. Submete seu corpo a um árduo treinamento físico, horas e horas a fio, abrindo mão, em plena juventude, de descobrir as loucuras da paixão, do amor, da vida… Sua cabeça não pode estar naquela menina/mulher ou menino/homem que faz seu coração como que pular pela boca, e sim na competição que se avizinha. Focado, dizem… Você tem que estar focado!
​Com os treinos vêm os resultados e deles, seu salário. Salário sim, pois você tem com o Esporte uma relação de trabalho. É… Você é um trabalhador da bola, das pistas, das barras assimétricas e coisas e tais…
​Mas eis que os resultados começam a ficar cada vez mais difíceis de serem obtidos e por mais que aumente a carga de treinamento, seu corpo já não responde a ele como antes… Mas você aprendeu que seu patrocinador só lhe patrocina porque você vende com suas vitórias o que ele deseja vender…
​Seu salário está intimamente vinculado a elas… As entrevistas e presença em manchetes de jornal estão diretamente ligadas ao seu sucesso…
​Então você diz: Tudo isso precisa continuar a existir, custe o que custar… Pronto! Está feito! Daí para o doping é um pulinho…
​Muitos sabem, mas fingem não ver o que está acontecendo com você. Afinal, você continua vencendo e dando o retorno que eles desejam… Aos produtores do produto que anuncia, aos dirigentes e torcedores do clube onde se encontra vinculado, ao país que une ufanisticamente sua bandeira às suas vitórias…

​Bem… Aí, um exame surpresa acusa aquilo que todos teimavam em não querer ver e… O mundo lhe cai sobre a cabeça! As mesmas pessoas que o glorificavam, agora lhe apontam o dedo acusando-o do crime mais vil: O uso do doping? Não! Ter se deixado pegar em flagrante, dando visibilidade a uma realidade que desejam mascarar, isso sim…
​Qual realidade? A única, insofismável: O doping não é manifestação patológica do esporte de alto rendimento e sim parte constitutiva de sua lógica.
​É isso. Simplesmente isso… O Esporte é uma prática social, portanto produto do trabalho humano, que traz em sua materialização as intencionalidades definidoras de nossas ações, as quais se dão em um determinado contexto e momento histórico. Neste ordenamento societário pautado pela exploração do Homem pelo Homem, somente a hipocrisia explica o ar de espanto e surpresa de muitos desavergonhados
.
Fonte: http://blogdojuca.uol.com.br/2013/01/dia-do-jogo-limpo-doping-e-hipocrisia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário