sexta-feira, 29 de março de 2013

Legado da Copa: Destruir obras do PAN


CBDA tenta estender prazo para  desocupar o Parque Júlio Delamare

Secretaria de Esporte e Lazer comunica à entidade que desocupação tem que ocorrer até segunda-feira, 1º de abril, e dirigente diz que foi pego de surpresa

Por SporTV.comRio de Janeiro, RJ
A reforma do Complexo do Maracanã virou motivo de inúmeras polêmicas. Depois do confronto entre policiais, manifestantes e índios na desocupação do Museu do Índio na semana passada, agora é a vez de o Parque Aquático Júlio Delamare ser esvaziado. O prazo limite é a próxima segunda-feira, dia 1º de abril, previsto no contrato assinado pela Fifa com o governo do Rio de Janeiro. O local deverá se transformar num estacionamento, visando a Copa das Confederações em junho próximo e a Copa do Mundo de 2014.
Uma carta enviada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) determinou que até o início da próxima semana a entidade desocupe o prédio da sede e libere as instalações da área das piscinas.
O presidente da CBDA, Coaracy Nunes, disse que foi pego de surpresa com o prazo dado de cinco dias e promete pedir um tempo maior.
- (Vou pedir) 30 dias, ou  seja, até o dia 30 de abril para nós retirarmos todas as nossas coisas daqui, e nesse prazo nós iremos encerrar nossas atividades - explicou o dirigente.
parque aquático julio delamare (Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com)Parque Aquático Júlio Delamare será demolido para a Copa de 2014 (Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com)
Além dos atletas brasileiros, o Parque Aquático Júlio Delamare é utilizado por muitos idosos e deficientes que participam de projetos sociais. A expectativa é de que parcerias sejam firmadas com clubes próximos ao Maracanã, na Tijuca, para que esses projetos possam ter continuidade. O América Futebol Clube deverá ser um desses locais.
A atleta de saltos ornamentais Mônica Lages do Amaral mostrou indignação com a saída do local.
- Muito ruim (ter que sair) por saber que a gente construiu uma história aqui dentro, lutamos para ficar aqui, fizemos passeata para divulgar que a gente usa o espaço, e agora perdemos a briga. Simplesmente ignoraram o que a gente fez e o que falamos. Parece que a Olimpíada não tem significado para o Brasil, porque ela está aí e estão despejando os atletas. Isso não faz o menor sentido.
O governo estadual planeja construir um novo local para o atletismo e a natação numa área que pertence ao exército em São Cristóvão. Mas Coaracy Nunes se mostrou indignado com o fato de o Júlio Delamare se transformar num estacionamento no projeto de reforma do Complexo do Maracanã.
- Olha o absurdo, o parque aquático vai ser destruído para fazer um estacionamento para o pessoal do futebol não andar mais 10 ou 20 metros. Esse parque está novo, usado por 500 crianças carentes, 500 velinhos da escola da terceira idade, paraplégicos que vêm do interior para fazer tratamento. Porque destruir?
O Parque Júlio Delamare foi inaugurado em 1978 e o nome foi dado em homenagem a um locutor esportivo que foi grande incentivador de sua construção. Ele faleceu cinco anos antes. O local passou por uma grande reforma para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, que custou cerca de R$ 10 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário