terça-feira, 23 de abril de 2013

MOVIMENTE: Mestre Kapish da FEF-UnB


Participei do MOVIMENTE durante 1999 a 2003 e o considero um ótimo espaço para desenvolver a consciência corporal e autoconhecimento. Marcelo de Brito, Grande Mestre Kapish é um ser humano raro e extraordinário.

E o MOVIMENTE é um espaço único e diferenciado da Universidade de Brasília. Patrimônio Humano!
Ali aprendi muitas coisas sobre mim e sobre a sociedade. Depois segui meu próprio caminho, procurando minhas próprias verdades! Agradeço de coração pelos importantes ensinamentos. 

Após 4 anos fazendo seu doutorado, Kapish está de volta! Bem vindo novamente!


Alongamentos desenvolvem ser físico e lúdico

Maria Tereza Matos
    Desenvolvimento humano, consciência corporal e autoconhecimento, essas são as propostas do projeto de extensão Movi-mente. As atividades são abertas ao público e acontecem no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) há 20 anos.

    Durante as aulas, são feitas práticas de alongamento, meditação e técnicas de respiração que visam à ruptura de padrões de comportamento. Não existe roteiro de exercícios pré-determinado, as práticas de cada aula são fruto da criatividade do mediador e dos participantes.

    O coordenador da ação, professor Marcelo de Britto, conhecido no grupo por Dhyan Kapish, explica o princípio de elaboração dos exercícios. “A base é a criação de situações inusitadas capazes de gerar desequilíbrios, estimular a perceção e respostas criativas, para estimular a consciência corporal”, explica o professor.

    Nadjara Martins
    Exercícios de yoga são utilizados como alongamento: a preparação ajuda a manter o clima de descontração

    O projeto surgiu em 1993 a partir do interesse de professores da Faculdade de Educação Física em criar um espaço de experiências corporais inovadoras. Em 2011, as práticas do Movi-mente passaram a ser analisadas por um grupo de estudos que se encontra uma vez por semana. Das discussões do grupo, surgem atividades que procuram levar o aluno à transcendência. Segundo Britto, mudança é o tema central dos exercícios. “Movi-mente é dinamismo contínuo, é um projeto que não tem uma estação única, está sempre sendo redinamizado”, esclarece.

    Para Bruno Mesquita, estudante de Ciências Ambientais que frequenta as aulas do Movi-mente desde 2008, o dinamismo e a expressão corporal trabalhada de forma lúdica são o principal ganho trazido pelo projeto. “Na época em que comecei, eu estava muito envolvido em atividades com o corpo. Vim pela primeira vez a convite de um amigo e chegando aqui, pensei: era isso que eu procurava”, conta. Bruno também diz que está menos tímido depois das atividades no projeto. “Aqui no Movi-mente a gente aprende a perder o medo de se relacionar, a tirar as máscaras e ser mais verdadeiro”, explica o estudante.

    Conheça o Movi-mente As aulaus acontecem todas as segundas-feiras, às 19h30, no Centro Olímpico da Universidade de Brasília

    No vídeo abaixo, o professor Marcelo Britto explica as atividades do Movi-mente.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário