quinta-feira, 2 de maio de 2013

Programa Jovem Educador: seleção para atuar nas escolas públicas do Distrito Federal


SEDF abre chamada pública para jovens educadores voluntários. 2,9 mil selecionados darão suporte às atividades de Educação Integral na Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio
O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz e do secretário de Educação Denilson Bento da Costa, lançou nesta terça-feira (30), no auditório do Museu da Imprensa, o Programa Jovem Educador que será realizado nas escolas públicas do DF.
Na ocasião foi assinado o aviso de convocação da chamada pública para seleção de jovens educadores voluntários que farão parte do Programa. Os 2,9 mil jovens voluntários selecionados darão suporte às atividades de educação integral na Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio, e atuarão em laboratórios de informática, em escolas que não ofertam atividades de tempo integral, em 2013. As regras do processo seletivo estão disponíveis no Edital.
Segundo o governador Agnelo Queiroz a iniciativa é mais uma ação de governo em atenção à juventude do Distrito Federal. “Queremos que a juventude tenha um papel destacado no nosso governo. Neste projeto, o jovem passa a ter um papel importante na política educacional do DF”, ressaltou o governador.
O trabalho do candidato é considerado de natureza voluntária, tal como estabelecido na Lei nº 9.608/1998. Caberá à SEDF o ressarcimento mensal no valor de R$ 462,00, para custear alimentação e transporte dos agentes. O recurso será repassado diretamente às unidades escolares, por meio do Programa de Descentralização Administrativa (PDAF).
De acordo com o edital, haverá um jovem educador voluntário para cada grupo de 20 estudantes atendidos em jornada de tempo integral e para cada unidade escolar que possua laboratório de informática e não ofereça Educação Integral; serão destinados também, dois Jovens Educadores Voluntários de Tecnologia. As escolas de Ensino Médio que aderiram à política de semestralidade contarão com vinte voluntários cada uma.
O edital também define que os jovens educadores serão selecionados em cinco categorias: Jovem Educador de Apoio, que tem por função atuar diretamente com as crianças/estudantes, dando o apoio necessário as suas necessidades educativas e biopsicossociais; Jovem Educador de Cultura, cuja função estará vinculada às atividades pedagógicas do currículo complementar da Educação Integral; Jovem Educador de Tutoria, que desenvolverá atividades com estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem; o Jovem Educador Universitário, que atuará diretamente com o estudante do Ensino Médio, auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem,e o Jovem Educador de Tecnologia, que desenvolverá atividades nos laboratório de informática, em todos os níveis de ensino, nas escolas que não ofertam Educação em tempo integral.
“A contratação dos agentes voluntários, viabilizada por meio do PDAF 2013, é fundamental para o necessário suporte ao desenvolvimento das atividades no contexto da Educação Integral”, explica o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.
De acordo com o secretário, o programa inovador no Brasil está em consonância com a meta do governo de proporcionar educação integral para toda a rede pública de ensino. “O GDF está empenhado em fortalecer o protagonismo juvenil em 2013 e de reconhecer e valorizar a juventude que se identifica com a escola. Além disso, está construindo novas escolas e ampliando o atendimento à educação em tempo integral”.
Inscrição
A inscrição dos candidatos será realizada na escola, junto à Comissão de Seleção de Voluntários, em formulário próprio, de 06 a 15 de maio de 2013. O formulário está disponível, como Anexo VI, do edital.
A convocação e formação dos agentes selecionados serão de 27 a 29 de maio e o início das atividades será em 03 de junho.
É requisito para inscrição, no caso de estudantes, comprovar a matrícula em instituição de ensino pública ou particular – no caso de Ensino Superior – e em instituição pública, se estudante do Ensino Médio. A idade mínima de 16 anos também é exigida para os estudantes do ensino médio.
Caso o candidato não seja estudante, no ato da inscrição deverá apresentar comprovação de saberes próprios para o exercício das atividades a que se propõe, além de ter idade mínima de 16 anos.
O resultado do processo seletivo será divulgado pelas escolas e também estará disponível no site da SEDF www.se.df.gov.br. O processo seletivo terá validade para o ano letivo de 2013, podendo ser prorrogado por mais um ano letivo, a critério da SEDF.
Educação Integral
O GDF tem investido na Educação Integral das escolas públicas do DF. Atualmente 272 unidades escolares estão funcionando em tempo integral, ofertando atendimento parcial de no mínimo 7 horas diárias, nas quais 40 mil estudantes da Educação Básica estão sendo atendidos. E mais 23 escolas já estão funcionandoem período único com jornada de 10 horas diárias, atendendo a mais de 7 mil estudantes, de 4 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social.
Nessas unidades, os alunos recebem de três a cinco refeições por dia e praticam diversas atividades pedagógicas, esportivas e culturais.
Confira a íntegra do Edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário