quarta-feira, 3 de julho de 2013

Plano de Mobilidade por Bicicleta no DF

A política econômica de fortalecimento da indústria automobilística e a carência de um transporte coletivo eficiente, aliadas ao desejo dos brasileiros de possuírem um automóvel, transformaram a mobilidade urbana em uma questão determinante das atuais condições da vida urbana. O carro, ícone de desenvolvimento e status social, tornou-se um elemento de diminuição da qualidade de vida nas cidades.
Para solucionar esta questão, este Plano é uma das políticas propostas pelo Governo do Distrito Federal. Elaborado pelo Comitê de Mobilidade Urbana por Bicicleta, tal documento objetiva oferecer insumos para constituir um modelo eficiente de transporte cicloviário no DF a fim de garantir acesso às funções urbanas e ao conjunto das políticas de transporte e circulação, além de assegurar maior inclusão social.
Instituído pelo Decreto nº 33.158, de 26 de agosto de 2011 (ver Anexo 1 na página 13), o Comitê é composto por representantes da sociedade civil e de 12 órgãos do Governo do Distrito Federal − secretarias de Educação, Esporte, Governo, Habitação, Meio Ambiente, Obras, Segurança Pública, Transporte e Turismo, além de Novacap, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Departamento de Trânsito (Detran).
A missão, a visão e os objetivos estratégicos desse comitê foram definidos em fevereiro de 2012, durante a elaboração do Planejamento Estratégico (ver Anexo 2 na página 16), ocasião em que foram elencados os projetos necessários à implementação de uma política consistente e fundamentada em planos, programas e projetos de mobilidade sustentável do Distrito Federal e da área Federal, com foco no modo cicloviário.

Veja o Plano completo: http://www.casacivil.df.gov.br/images/PDF/ciclo_vida.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário