quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VAMOS ELEGER A FIFA A PIOR CORPORAÇÃO DO MUNDO

VAMOS ELEGER A FIFA A PIOR CORPORAÇÃO DO MUNDO - mesmo prêmio que Vale do Rio Doce ganhou em 2009 ;)

Envie o apoio de sua organização até o fim do dia de hoje, 14 de agosto para: Secretaria da ANCOP articulacaonacionalcopa@gmail.com

Estes apoios serão usados para garantir a candidatura da FIFA, como pior corporação do ANO.

CARTA CONVITE

“Envie o apoio de suas rede/organizacao até o fim do dia 14 de agosto”!

Viemos, por meio desta, convidar a REDES e suas organizações para somar-se a Campanha FIFA Pior Corporação do Mundo.

A Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa – ANCOP, contando com o apoio de organizações e redes nacionais e internacionais, indicará a FIFA ao PUBLIC EYE AWARDS 2014, que expõe as corporações mais desprezíveis do mundo, e que elegeu a Vale como a pior em 2012, com a mobilização de diversas organizações e movimentos do Brasil.

A seleção do vencedor é feita por votação do público a partir de novembro, e a entrega do prêmio ocorrerá em janeiro em paralelo ao Fórum Econômico Mundial de Davos. Neste momento, estamos trabalhando para preencher os requisitos da indicação, e desde já gostaríamos de contar com o seu apoio para fortalecer esta ação.

Consideramos que a FIFA, que possui uma reserva financeira de mais de 1 bilhão de dólares e a quem estão associadas diversas corporações transacionais, vem, seja de maneira direta ou indireta, promovendo a construção de um “Estado de Exceção” no Brasil. Da mesma forma, promove: a exclusão social em outras cidades do mundo por onde passa, a elitização e a mercantilização do esporte, da cultura, da comunicação; o fomento do agronegócio; a produção desenfreada de energia a qualquer custo; a utilização da ‘economia verde’ como maquiagem aos impactos ambientais gerados; o falso discurso de responsabilidade social corporativa que mascara as violações e confunde a população; a privatização dos espaços públicos e da imagem e dos corpos da mulheres, a captura corporativa do Estado.

A criação da Lei Geral da Copa e os gigantescos investimentos em obras para cumprir com as exigências da FIFA, com conseqüente geração de dívidas e desvio de recursos públicos, alteram leis nacionais, ferem os interesses dos brasileiros, seus direitos já conquistados e os da natureza, caracterizando injustiças ambientais nas 12 capitais brasileiras.

A ANCOP atua desde 2010 nas 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo 2014, com o objetivo de apurar, denunciar e reverter as violações de direitos humanos e sociais que estão ocorrendo em função deste megaevento, e durante toda esta trajetória, pôde entender porque a FIFA, em associação com suas empresas patrocinadoras, é a PIOR CORPORAÇÃO DO MUNDO.

Com este convite, a ANCOP espera o apoio das diversas organizações, redes e movimentos sociais no Brasil e do mundo para a indicação da FIFA a campanha PublicEye e para, na seqüência, mobilizar em conjunto milhares de votos, até a data da premiação, no inicio de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. Esta indicação é apoiada a nível internacional pela Campanha Global contra as Transnacionais*.

Envie seu apoio (com nome e contato da organização) até o fim do dia 14 de agosto para:

Secretaria da ANCOP articulacaonacionalcopa@gmail.com



MaioresInformacoes:

http://www.portalpopulardacopa.org.br/

http://www.publiceye.ch/en/

http://www.stopcorporateimpunity.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário