segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Currículo em Movimento da Educação Básica da SEDF

SEDF apresenta documento sistematizado do Currículo em Movimento da Educação Básica

Currículo será lançado oficialmente em aula inaugural, no dia 12 de fevereiro de 2014. O novo material orientará o trabalho pedagógico e deve ser aprimorado pelos professores 
A Secretaria de Educação do Distrito Federal apresentou, nessa segunda-feira (09), às 14h, o Currículo em Movimento da Educação Básica, em seminário realizado no auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE). No próximo ano letivo, no dia 12 de fevereiro, será feito o lançamento oficial do documento às escolas da rede pública de ensino.
O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, ressaltou a importância da construção coletiva do documento. “Foram longas discussões com a comunidade escolar que deram origem ao currículo que é em movimento. Nele estão os conceitos e questões que devem ser aprimorados no dia a dia pelos professores”.
A subsecretária de Educação Básica, Edileuza Fernandes, explicou que o material foi sistematizado após amplos debates do grupo de trabalho. Segundo ela, o currículo é integrado e tem a concepção de educação integral e compreende que o ser humano é multi-dimensional. “Entendemos que o currículo não se encerra hoje e nem no dia 12 de fevereiro, mas temos que criar uma agenda para dinamizar essa discussão ao longo do próximo ano letivo”.
Para a subsecretária, os professores precisam reconhecer o Currículo em Movimento como documento que orientará o trabalho pedagógico. Fernandes acrescentou que os eixos estruturantes trazem as aprendizagens. Já os eixos transversais, que são integradores em todas as etapas e modalidades, referem-se à educação para diversidade, e cidadania, educação em direitos humanos e educação para sustentabilidade.
Estavam presentes no seminário coordenações da Subsecretaria de Educação Básica, professores, Coordenações Regionais de Ensino, colaboradores e integrantes dos grupos de estudos. Após a apresentação, os participantes se organizaram em grupos por etapas e modalidades, no qual foi discutido cada caderno do currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário