terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CENTRO DE EXCELENCIA EM SALTOS ORNAMENTAIS NA UNB

Ministério do Esporte e UnB implementam Centro de Excelência em Saltos Ornamentais

 
Piscina do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, na UnB (Foto: Divulgação)
Em parceria com o Ministério do Esporte, a Universidade de Brasília (UnB) implementará em 2014 o primeiro Centro de Excelência em Saltos Ornamentais do Brasil. Com estrutura de treinamento para atender atletas de alto rendimento, o Centro terá, neste primeiro ano de atividades, 11 profissionais trabalhando diariamente no local para melhor desenvolvimento do projeto.

O Centro será o local de treinamento para a Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, com atletas olímpicos como Hugo Parisi, além de oferecer treinamento para atletas de categorias de base, com 20 crianças a partir de 8 anos, que serão selecionadas por profissionais do projeto nas escolas do Distrito Federal. Qualquer criança poderá participar da seletiva, inclusive ex-atletas de ginástica artística ou outras modalidades acrobáticas que estejam interessados em se tornar atletas de alto nível de saltos ornamentais.

O coordenador técnico do Centro de Excelência será o professor Ricardo Moreira, ex-aluno da UnB, técnico da Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais desde 2002 e representante do país nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. “Nosso objetivo é tornar o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB uma referência nacional para servir de modelo e ser implantado futuramente em outras universidades do Brasil”, afirma Ricardo.

Neste primeiro ano, serão oferecidos três cursos para estudantes e profissionais de educação física, sendo um dos palestrantes o treinador australiano Chava Sobriño, várias vezes medalhista olímpico como técnico da Seleção de Saltos Ornamentais da Austrália e do México. Também terá um curso de Formação de Novos Treinadores ministrado pelo técnico olímpico Giovani Casilo.

“O objetivo dos cursos será preparar novos treinadores especialistas em saltos ornamentais, pois a falta de técnicos capacitados é a maior deficiência do esporte no país. Em parceria com a Faculdade de Educação Física, também aproveitaremos os atletas e a estrutura da universidade para desenvolver pesquisas científicas relacionadas ao treinamento esportivo de alto nível”, comenta Ricardo.

 O valor total do projeto para 2014 dentro do Ministério do Esporte é de R$ 798.560,00, destinados à compra de equipamentos de última geração e contratação da equipe técnica. O Centro selecionará, até o dia 9 de fevereiro, treinadores de saltos ornamentais, preparador físico, professor de balé, fisioterapeuta, psicólogo e estagiários para trabalhar no projeto.

A seletiva dos atletas e das crianças que treinarão no Centro está marcada para o dia 22 de fevereiro e aqueles que desejarem obter mais informações devem enviar um e-mail para  excelencia@saltosbrasil.com.

Cronograma de inauguração do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais

27/01 – Divulgação do Projeto pelo Ministério do Esporte e pela UnB
09/02 – Limite para envio de currículo da equipe técnica
22/02 – Seleção dos atletas - testes de aptidão física
07/03 – Seleção dos atletas – testes de aptidões específicas
18/03 – Lançamento do Projeto e apresentação dos atletas
24/03 – Início das aulas no Centro de Excelência
21, 22, 28 e 29/03 – Curso de Formação de Técnicos de Saltos Ornamentais
 
Fonte: Centro de Excelência em Saltos Ornamentais do Brasil/UnB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário