segunda-feira, 13 de abril de 2015

VERGONHA ALHEIA 01: EDUCAÇÃO FÍSICA É PARA ALÉM DISSO, EU JURO!

Não é de hoje que os setores reacionários da Educação Física envergonham toda a categoria!
 
Temos o nosso próprio Conselho Profissional com conselheiros que nem compreendem a profissão (Meu próximo post tentarei meu expor num texto essa minha afirmação) e tentam de forma ilegítima e antiética, através da coersão (quando vai com aparato policial constranger professores de Educação Física, devidamente licenciados por Institutos de Ensino Superior, por não possuir CREF) ou do convencimento (como a ridícula manifestação no link ao final do texto), ingerir no ambiente escolar.
 
Essas estratégias de convencimentos , na maioria das vezes beiram ao constrangimento em que nada valorizam a profissão e ainda a colocam subservientes aos interesses políticos partidários (Caso da manifestação do link).

Não é de hoje o apoio do Deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) às ações do Sistema CREF/CONFEF, que respaldado pelo mesmo, o leva a defender meramente seus interesses econômicos-financeiros.
 
Sim! Não há outros interesses, a não ser os de razão político-partidários para um e econômico-financeiros para o outro, que levam o Deputado Otávio Leite e o Sistema CREF/CONFEF a "lutar" pela "Obrigatoriedade do Professor (que eles tentam sempre denominar de Profissional, para garantir o CREF nesta categoria) na Escola Pública". `
 
Primeiro por que a LDB (1996), em seu artigo 3 determina que "º § 3º. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica".

Em segundo porque respeitada a organização de cada sistema de ensino estadual, distrital e municipal, o componente curricular vai ser ofertado pelo Professor Especialista (Licenciado em Educação Física), ou o professor generalista (Pedagogo).

Desta forma, já existe na forma da lei, a "Obrigatoriedade do Professor (que eles tentam sempre denominar de Profissional, para garantir o CREF nesta categoria) na Escola Pública".
 
No Distrito Federal, lutamos desde 1996 pela universalização do professor de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Após o Projeto Educação com Movimento ter chegado a 50 Escolas Classes da SEDF em 1998, os Governos Roriz e Arruda praticamente extinguiram essa conquista, sobrevivendo apenas a experiência da Escola Classe 18 de Taguatinga.
 
Em 2011, retomamos o projeto ECM e após 4 anos o projeto já está em franca ascensão rumo a universalização da presença do professor de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Isso ocorreu da forma como tem que ser, com diálogo com as escolas e os respectivos Projetos Políticos Pedagógicos, com a formação dos professores, contratação de professores, e com o planejamento, execução e avaliação conjunta com o professor pedagogo de Atividades (generalista).

A atuação em conjunto do Professor de Educação Física e do Pedagogo em todas as fases da organização do trabalho pedagógico é que garante o potencialização do processo de ensino-aprendizagem (e não a desqualificação dos nossos colegas professores).
 
Portanto, a valorização do professor de Educação Física reside tão somente no entendimento deste da sua importância no cotidiano da escola e com políticas públicas que fortaleçam esse entedimento e não como refém de interesses políticos partidários do deputado em questão (Otávio Leite - PSDB) e nos interesses econômicos financeiros do CONFEF/CREF (que tenta a todo custo ingerir sobre os professores da Educação Básica).
 
Não tenho vergonha nenhuma dessa profissão que carrego dinamicamente comigo há 18 anos!
 
Tenho vergonha desse Conselho Profissional que se presta a tal rebaixamento!
 
CREF/CONFEF você não me representa!
Caiam fora da escola!
Homens sarados vestidos de sunga não representa nossa profissão!
Otávio Leite você prestou um grande desserviço a Profissão denominada Educação Física e a seus trabalhadores!
 
Quem acha que estou exagerando podem ver o vídeo no link!
VERGONHA ALHEIA É MATO!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário