sexta-feira, 1 de maio de 2015

CAMPANHA: FORA CREF DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2º Seminário de Educação Física Escolar do Sinpro/ DF ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro de 2014, e contou com a participação mais de 150 professores e professoras e acadêmicos. O evento foi uma realização do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF) em conjunto com a Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-DF) e a Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF-UnB), além o apoio do Centro Acadêmico da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (CAEdF-UnB).
         Esse foi mais um importante passo para a organização dos professores e professoras de Educação Física do DF.  Principalmente porque foram pautas, questões urgentes na configuração do papel do componente curricular Educação Física no contexto escolar, tais como: o Currículo em Movimento da SEDF, a ingerência do Sistema CREF/CONFEF nas escolas públicas do Distrito Federal, a construção/consolidação da Educação Física nos Anos Iniciais do ensino Fundamental e o papel da Educação Física e da Cultural Corporal no Currículo em Movimento e nos diversos Projetos e Programas da SEDF.
Esta iniciativa foi uma demanda da própria base de professores e professoras, fortalecidas em sua necessidade e importância na Greve da categoria em 2012, nos debates engendrados no interior do 9º Congresso Distrital dos Trabalhadores(as) de Educação Olga Benário em 2012, e mais recentemente em reação em repúdio à retificação do edital de 2013 para o magistério na SEDF, que respaldado por uma liminar, obrigou os professores de Educação Física a se credenciarem ao Sistema CREF/CONFEF. Após uma série de reuniões com a direção e o jurídico do SINPRO-DF, o Seminário foi enfim organizado e agendado.
Dia 15 de abril, houve uma reunião no SINPRO-Df para discutir os encaminhamentos deste Seminário e as ações urgentes da categoria contra a ingerência do CREF nas escolas públicas do Distrito Federal
Desta forma, foram encaminhadas (entre outras) as seguintes proposições:

    • URGENTE: Lançamento da CAMPANHA: FORA CREF DA EDUCAÇÂO BÁSICA!!! , com identidade visual para colocar em cartazes, adesivos, camisetas etc; 
    • 4 Plenárias Regionais (Sedes do SINPRO) para socialização da plenária central, mobilização e lançamento da campanha!
    • Abaixo assinado online: Criar um abaixo assinado online contra a ingerência do Sistema CREF/CONFEF na Educação Básica (caso da SEDF) buscando o apoio dos vários segmentos da E.F. contra o CONFEF/CREF (hospedado online).
    • Cartilha/Documento Informativo: a fim de esclarecer o papel do professor de Educação Física e a ingerência indevida do CREF nas escolas (voltado para os demais professores, para o judiciário e para a sociedade);
Segue abaixo, o vídeo da TV SINPRO-DF produzido durante a Reunião dos/as professores/as de Educação Física da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário