quinta-feira, 14 de julho de 2016

DOWLOAD GRATUITO DE 1700 LIVROS DE MARX E AUTORES MARXISTAS E MARXIANOS

Passamos de 1.700 livros! Agora já são mais de 19 GB de marxismo para baixar de graça e ler.
Todos autores - http://goo.gl/pmlmhe
Adolfo Sánchez Vázquez - http://goo.gl/1DFmCS
Alain Badiou - http://goo.gl/gwJVGZ
Alex Callinicos - http://goo.gl/7wHgwZ
Alexandra Kollontai - http://goo.gl/JBLYhr
Andre Gunder Frank - https://goo.gl/KFgvBI
Antonio Gramsci - http://goo.gl/e91JpT
Bertolt Brecht - http://goo.gl/jeMi0w
Bolívar Echeverría - http://goo.gl/lUuQgf
Caio Prado Jr. - http://goo.gl/ZHMYdm
Che Guevara - http://goo.gl/YEh4me
Congressos da Internacional Comunista -http://goo.gl/pem8pt
Daniel Bensaïd - http://goo.gl/OSMla3
David Harvey - http://goo.gl/h270rQ
E. P. Thompson - http://goo.gl/ZgnQPE
Ellen Wood - http://goo.gl/qFricV
Enrique Dussel - http://goo.gl/LFDziI
Eric Hobsbawm - http://goo.gl/uiOOjp
Ernest Mandel - http://goo.gl/lkYF5T
Étienne Balibar - https://goo.gl/uMs0PT
Fidel Castro - http://goo.gl/pjrxh6
Florestan Fernandes - http://goo.gl/mZsebg
Fredric Jameson - http://goo.gl/lZVSGC
Guillermo Lora - https://goo.gl/okmpaV
György Lukács - http://goo.gl/9FMYCm
Hal Draper - http://goo.gl/ZCBaMk
Heleieth Saffioti - https://goo.gl/SPdzqO
Henri Lefebvre - http://goo.gl/HD1HDc
Herbert Marcuse - http://goo.gl/Px1Zij
Isaac Deutscher - http://goo.gl/bHUdxV
István Mészáros - http://goo.gl/afiVQ6
Jean-Paul Sartre - http://goo.gl/sMKS5U
João Bernardo - http://goo.gl/0IGAOX
José Martí - http://goo.gl/uAvaUW
José Paulo Netto - http://goo.gl/oVXiG9
Leandro Konder - http://goo.gl/1skAkm
Lenin - http://goo.gl/fR4vGu
Louis Althusser - http://goo.gl/oN57gg
Mao Tse-Tung - http://goo.gl/8G19Zx
Marx e Engels - http://goo.gl/3M5Yeg
Michael Löwy - http://goo.gl/26dJVL
Milton Santos - http://goo.gl/xcqJLD
Nicos Poulantzas - http://goo.gl/UmSans
Paulo Freire - http://goo.gl/B1PLTh
Perry Anderson - http://goo.gl/LEsbKq
Raymond Williams - http://goo.gl/jS5HXi
Rosa Luxemburgo - http://goo.gl/wOCcDv
Ruy Mauro Marini - http://goo.gl/jBTrGn
Slavoj Žižek - http://goo.gl/6VnnRY
Stalin - http://goo.gl/dlb1lE
Terry Eagleton - http://goo.gl/Yx4OrX
Theodor Adorno - http://goo.gl/ot9rMP
Theotônio dos Santos - http://goo.gl/9aZaOj
Trotsky - http://goo.gl/Z0NMf7
Vânia Bambirra - http://goo.gl/sFhFq4
Walter Benjamin - http://goo.gl/mgXFky

MESCLAR: LAZER E CULTURA CORPORAL NO BOAS VINDAS AOS CALOUROS DA UNB



Amanhã o MESCLAR estará dando Boas Vindas aos Calouros da UnB!
1o dia de Registro
MESCLAR: LAZER E CULTURA CORPORAL

Atividades Circenses:Tecido, slackline e malabares
Jogos, brincadeiras populares e artesanato
Música
Roda de Conversa: Juventude, Universidade e Lazer
Transmissão ao vivo pelo Facebook
Registros Fotográficos e em vídeos
Amanhã começa o período de registro acadêmico para aprovados e aprovadas no vestibular 2016 da UnB. Durante os dois dias, várias atividades acontecerão, incluindo uma Mostra de Oportunidades e Tour no Campus Darcy Ribeiro.
Acesso à página do facebook do  MESCLAR
http://blogdopedrotatu.blogspot.com.br/2016/07/mesclar-lazer-e-cultura-corporal-no.html
Abaixo segue a programação completa: http://goo.gl/9hiljH



INGRESSO
Registro Acadêmico será dias 14 e 15 nos quatro campi
Etapa é obrigatória para aprovados se tornarem alunos de graduação da UnB. Documentação deve ser apresentada no local onde irão estudar
Angélica Peixoto




Os candidatos aprovados em primeira chamada no Vestibular 2016 da UnB devem realizar o Registro Acadêmico nestas quinta e sexta-feira (14 e 15/7). É a partir dessa etapa que se tornarão alunos de graduação da UnB.


Quem não apresentar a documentação exigida dentro do prazo perde o direito à vaga, que será automaticamente disponibilizada para segunda chamada. Os aprovados por cotas deverão observar também as declarações presentes nos anexos do edital da seleção.


Os postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) receberão os documentos dos futuros alunos nos dois dias, das 8h15 às 11h45 e das 14h15 às 17h45, nos campi UnB Gama, UnB Ceilândia e UnB Planaltina. No campus Darcy Ribeiro, o horário da tarde se estende até as 20h. Os aprovados devem necessariamente se apresentarno campus onde irão estudar.

MOSTRA DE OPORTUNIDADES – Durante os dias do Registro Acadêmico, acontecerá a II Mostra de Oportunidadesno campus Darcy Ribeiro, que terá entrada gratuita e será aberta a todos. A iniciativa, organizada pela Comissão de Boas-vindas aos Calouros, faz parte das ações da campanha UnB Diversa e Plural e reúne prestação de serviço e programação cultural para acolher e orientar os novos alunos. Compõem a Mostra:

Posso Ajudar? – Um total de 106 veteranos se candidataram e foram capacitados como tutores para recepcionar os novos universitários. As equipes estarão uniformizadas e à disposição para orientar calouros e familiares durante os dois dias do Registro.

Estandes – Os calouros também poderão tirar dúvidas sobre modalidades de Assistência Estudantil (Diretoria de Desenvolvimento Social); suporte a portadores de necessidades especiais (Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais); direitos das mulheres, dos negros, dos índios e dos LGBTs (Diretoria da Diversidade); mobilização estudantil (Diretório Central dos Estudantes); avaliação dos conhecimentos em Inglês e Espanhol (Cebraspe); Passe Livre Estudantil (DFTrans) e Identidade Estudantil (Promofoto).

Tour no Campus – Haverá, ainda, passeio orientado nas imediações do Instituto Central de Ciências (ICC) para facilitar a orientação dos novos alunos no campus. A duração aproximada é de 50 minutos.


Essa proposta de acolhimento, segundo a psicóloga escolar Marina Machado, visa romper com o violento ritual do trote e estabelecer relações de aproximação entre calouros e veteranos. “A mudança nas relações cotidianas na Universidade começa com a chegada dos novos alunos”, garante.


“Sugerimos que os calouros reservem, em média, duas horas para esta primeira vinda ao campus. Assim poderão aproveitar com calma toda a estrutura que preparamos para inseri-los na vida acadêmica”, afirma a coordenadora da Comissão, Nilce Santos Melo. Apesar de a programação principal se restringir ao Darcy Ribeiro, os campi UnB Ceilândia e UnB Gama também terão tutores durante esses dias.Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

INFORMATIVO – O Cespe divulgou o Boletim Informativo do Vestibular 2016, com informações gerais sobre o certame, demanda por vaga em cada curso, estatísticas, entre outras.



PALAVRAS-CHAVE
vestibular registro acadêmico

FONTES:http://www.noticias.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=804:registro-academico-sera-dias-14-e-15-nos-quatro-campi-da-unb&catid=76&Itemid=102

domingo, 10 de julho de 2016

TODOS(AS) CONTRA A LEI DA MORDAÇA E VIDA LONGA A BOA TRADIÇÂO DO MARXISMO

A repercussão do ato infeliz de uma deputada distrital, para não dizer desprezível, de ter enviado um ofício pedindo esclarecimento acerca de conteúdos ligados a sexualidade e gênero por um professor da Ceilândia, Região Administrativa do Distrito Federal foi imensa.

Os posts sobre esse assunto (aqui e aqui) atingiram juntos mais de 12500 acessos neste Blog. Também dou créditos a pagina do facebook Revolução de Boas que compartilhou em sua página e fez com que o post impulsionasse de maneira inacreditável para este modesto blog.
O assunto também foi pauta em diversos jornais e blogs

Debate sobre gênero e sexualidade em aula é previsto em lei, diz GDF Distrital enviou ofício a escola de Ceilândia questionando atividade em sala.Secretaria cita Plano Nacional; projeto contra o ensino tramita na Câmara.



Especialista e outros parlamentares criticam a atitude de Sandra Faraj ...




A Felicidade é que a maioria das reportagens e opiniões das redes sociais apontaram a estupidez que é a Escola sem Partido. No entanto, ainda há muita luta a se realizar pela democracia, pela liberdade de expressão e por uma educação crítica, pois a censura, a perseguição e os constrangimentos só estão começando.

Nestes mesmo dias , uma professora foi afastada, acusada de Doutrinação Comunista,  porque um video em que os estudantes cantavam em sala de aula uma paródia da música Baile de Favela com as ideias de Marx:


Professora da rede pública é afastada ao abordar Marx em sala de aulaCaso fomenta o debate sobre o projeto “Escola sem partido”, discutido nacionalmente no Legislativo


Segue o vídeo:




Não é de hoje que ser Marxista, ou mesmo falar sobre Marx, é ser alvo de questionamentos, demissões e perseguições. Os que vieram antes de nós sofreram muito mais. Como disse uma vez José Paulo Netto, no texto 'Introdução ao Método da Teoria social', " na medida em que a teoria social de Marx vincula-se a um projeto revolucionário, a análise e a crítica da sua concepção teórico-metodológica (e não só) estiveram sempre condicionadas às reações que tal projeto despertou e continua despertando. Durante o século XX, nas chamadas “sociedades democráticas”, ninguém teve seus direitos civis ou políticos limitados por ser durkheimiano ou weberiano – mas milhares de homens e mulheres, cientistas sociais ou não, foram perseguidos, presos, torturados, desterrados e até mesmo assassinados por serem marxistas". Texto disponível em:  <http://pcb.org.br/portal/docs/int-metodo-teoria-social.pdf >

Marcelo Húngaro, grande amigo e professor da Faculdade de Educação Física da UnB, costuma dizer que para se estudar e entender a realidade de hoje, Marx pode ser insuficiente, mas sem ele se torna impossível. Portanto, como abolir das escolas e das universidades um autor, e com ele, todauma tradição, que foi tão influente e rejeitado nos últimos dois séculos, que deu base a uma matriz filosófica-científica como o materialismo histórico-dialético e uma teoria social riquíssima que nos faz compreender melhor a realidade atual. Chamá-lo de ultrapassado só demonstra a falta de conhecimento acerca do atual desenvolvimento da sociedade capitalista, suas crises inerentes e seu conflitos iminentes.

Pois bem, numa sociedade onde se tem hegemonia neoliberal, onde tudo pende ao modo de produção capitalista e a forma de ser burguesa, como pode-se  falar que todo marxismo é doutrinário? Claro que existe gente que se apropria mal, ou de forma enviesada de Marx, assim como tem quem se apropria mal de Weber, Dukheim,e dos liberais. Mas hoje a juventude tem mais acesso ao acervo cultural da humanidade, e dentro do atual momento histórico o debate democrático pode acontecer em sala de aula, e existem recursos para se questionar abusos e aquilo que foge ao bom senso. 

Sabe-se ainda que existem diversos Marxismos (que resumidamente desembocados a partir de três caminhos, o dogmátismo, o ecletismo ou a incorporação crítica) como demostra José Paulo Netto, no livro 'O que é Marxismo Ortodoxo' e que aborda neste pequeno vídeo:


Portanto, o que precisamos é nada mais que bom senso e respeito. Repúdio a todas as formas de cercear a democracia na escola e na sociedade. E se me permitem a liberdade de expressão: Vida longa a boa tradição do marxismo e que sua incorporação crítica permita a superação deste mundo injusto e desigual.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

LEI DA MORDAÇA: SINPRO E SEDF REAGEM ÁS PERSEGUIÇÕES AOS PROFESSORES DO DF


Após o lamentável acontecimento, exposto neste blog, do envio de um ofício da Camara Legislativa do Distrito Federal assinado pela Deputada Distrital Sandra Faraj questionando acerca de conteúdos relacionados a questão de genero e homofobia trabalhados em sala de aula, tanto o SINPRO-DF quanto a própria SEDF responderam a altura dessa ação intransigente O SInque constrangiu o professor no exercício de sua função pública e a todos nós que trabalhamos no Magistério Público.

O SINPRO-DF, além de publicizar em sua página o excelente trecho do professor da UNICAMP Leandro Karnal, que em entrevista ao Roda Viva da TV Cultura, nesta última segunda-feira afirmou acertivamente que o Escola sem Partido é: "Coisa de uma direita delirante, ideia de quem não é da educação, substituição de uma ideologia por outra, por uma ideologia conservadora". Confira o trecho completo logo abaixo: 



O SINPRO-DF também mobilizou os professores para participar da Audiência sobre o Escola Sem Partido (Lei da Mordaça) e a liberdade de expressão em sala de aula, no Senado Federal nesta quinta-feira às 10h30. No entanto a atividade foi cancelada sem ser revelado o motivo. Provavelmente em agosto, após o recesso parlamentar ela aconteça.

No seu site, o sindicato se posiciona: "O Sinpro defende a luta contra projetos como o PL da Mordaça, que vão na contramão da história e da construção de uma sociedade na qual os indivíduos têm liberdade para expor seus pensamentos. Discutir essas manifestações em sala de aula – assim como qualquer outra questão – é fomentar a cidadania, formar o senso crítico. Enfim, formar não apenas estudantes, mas cidadãos atuantes.

E recomeda a leitura de um artigo escrito por m colegiado de professores sobre o tema Em defesa da liberdade de expressão em sala de aula, abordando que a escola democrática encontra-se sob múltiplos ataques, um dos mais graves o Programa Escola Sem Partido. Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

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A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou uma nota, enderaçada ao portal G1 sobre a ação equivocada da deputada:

 NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SOBRE OFICÍO DA DEPUTADA SANDRA FARAJ

A Secretaria de Estado de Educação informa que recebeu o ofício n° 009/2016, na última sexta-feira, 1° de julho. A pasta esclarece que o instrumento administrativo do ofício não é considerado uma via adequada para se questionar a legalidade e legitimidade da lei n° 5.499/2015, que aprovou o Plano Distrital de Educação.

O PDE é um instrumento de planejamento, gestão e integração do sistema de ensino, construído com a participação da sociedade, para ser executado por gestores educacionais. No anexo 2 (Apresentação, Dados e Diagnóstico), inciso C, contempla o respeito às diversidades ética, cultural, sexual e de gênero.

Desta forma, trabalhos de cunho pedagógico desenvolvidos por professores em sala de aula, que contemplem temáticas sociais, estão em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE), previstos, inclusive, na discussão sobre Cidadania em e para os Direitos Humanos, conforme o artigo 2°, que dispõe sobre as diretrizes do PNE, no inciso X: promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

É importante frisar que as questões de gênero estão contempladas também na Resolução número 4, do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 13 de julho de 2010, que define as Diretrizes Nacionais Curriculares Para Educação Básica, no parágrafo 3°, artigo 43, capítulo 1:

§ 3º A missão da unidade escolar, o papel socioeducativo, artístico, cultural, ambiental, as questões de gênero, etnia e diversidade cultural que compõem as ações educativas, a organização e a gestão curricular são componentes integrantes do projeto político-pedagógico, devendo ser previstas as prioridades institucionais que a identificam, definindo o conjunto das ações educativas próprias das etapas da Educação Básica assumidas, de acordo com as especificidades que lhes correspondam, preservando a sua articulação sistêmica.

A Secretaria esclarece que as escolas da rede pública de ensino devem comunicar à Secretaria de Educação caso recebam ofícios questionando as atividades desenvolvidas em sala de aula. É preciso ressaltar que as escolas possuem espaços constantes de diálogos com a comunidade escolar (coordenações pedagógicas, reuniões, conselho, entre outros). A pasta recebe questionamentos, reclamações e sugestões da população em geral também por meio de sua ouvidoria, no 162.

A Secretaria de Educação trabalha por uma educação para a diversidade, que busca implementar ações pedagógicas voltadas para o diálogo, o reconhecimento e a valorização de diferentes grupos sociais."

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/07/debate-sobre-genero-e-sexualidade-em-aula-e-previsto-em-lei-diz-gdf.html

terça-feira, 5 de julho de 2016

MAIS UM CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL: 2 MIL VAGAS PARA 2016

GDF anuncia concurso público para contratação de 2 mil professores da rede pública


Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira (4/7), o governador Rodrigo Rollemberg anunciou a realização de concurso público para a contratação de professores, analistas, técnicos e monitores pela Secretaria de Educação. Ao todo, serão 2,9 mil vagas. O edital deve ser lançado em até 40 dias a partir de hoje.
Para os professores serão 2 mil vagas — 800 imediatas e 1,2 mil para formar cadastro de reserva. As outras 900 serão destinadas para a carreira de Assistência à Educação: 560 para técnicos em gestão educacional (230 imediatas e 330 para cadastro de reserva), 250 para monitores de gestão educacional (100 imediatas e 150 para cadastro de reserva) e 90 para analistas (40 imediatas e 50 para cadastro de reserva).
Na avaliação da diretoria colegiada do Sinpro-DF, o número de vagas e cadastro de reserva oferecidos não cobre a demanda da rede pública de ensino. Ao todo são duas mil vagas e o concurso público vale por 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos. O problema é que o GDF está anunciando o pleito para preencher vagas e criar um cadastro de reserva com um número de vagas pequeno, muito aquém da realidade. Para se ter uma ideia, há dois anos algumas disciplinas não têm ninguém concursado, como é o caso da disciplina Atividades.
“Isso significa que, no ano que vem, quando o concurso tiver finalizado, os candidatos selecionados e o concurso homologado a gente corre o risco de ter o período de utilização dele muito pequeno e ter ainda passar vários anos sem a realização de concurso. O número de vagas, portanto, é muito pequeno. Para cobrir somente a demanda atual seria necessário que o número de vagas oferecidas mais o cadastro reserva fosse, no mínimo, quatro mil”, afirma Cláudio Antunes, coordenador de Imprensa do sindicato.
A iniciativa do governo vem ao encontro do que o Sinpro-DF vinha cobrando sistematicamente, isto é, a realização do novo concurso, em especial porque em determinadas disciplinas, como Atividades, não há mais nenhum profissional a ser chamado desde 2014. “Com essa demora, o GDF criou uma ‘economia’, vez que coloca um professor em regime de contrato temporário em vaga de professor definitivo”, criticaram os diretores do Sindicato.
Rollemberg também anunciou a criação do programa Bolsa Educação Infantil, com 2.741 bolsas de estudo, a partir do segundo semestre letivo deste ano, para crianças de 4 e 5 anos que não foram contempladas com vagas em escolas públicas.
De acordo com dirigentes do Sinpro-DF, ao contrário, “o governo precisa abrir creches públicas e não comprar vagas na iniciativa privada. Isso deixa o governo acomodado em não ampliar vagas na rede pública, atendendo interesses do empresariado que administra a educação privada. A solução parte do fortalecimento das instituições públicas, com abertura de creches, escolas de educação infantil e com a presença de professores concursados para atuar em todos os níveis de atendimento da educação básica – o que inclui creche e educação infantil”.
Fonte: http://www.sinprodf.org.br/gdf-anuncia-concurso-publico-para-contratacao-de-2-mil-professores-da-rede-publica/

O Salário inicial do professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal está em torno de 5,4 mil reais, de acordo com a última tabela salarial postada no site do SINPRO-DF

http://www.sinprodf.org.br/tabelas/

segunda-feira, 4 de julho de 2016

PERSEGUIÇÃO JÁ SE INICIOU AOS PROFESSORES DO DF

A ameaça a educação brasileira é real. Já começou a perseguição aos docentes do Distrito Federal.

A Deputada Distrital Sandra Farah, autora do projeto de lei Escola Sem Partido na comarca distrital, enviou um pedido de esclarecimento absurdo à um diretor de uma escola do Distrito Federal sobre o trabalho pedagógico de um professor que passou um trabalho em grupo sobre questões como homofobia, transexualidade, poliamor e gênero. 

O trabalho de um professor não pode ser cerceado desta maneira. A função social da escola é garantir a apreensão crítica de conteúdos historicamente referenciados. A sexualidade e a questão de gênero sao temas mais que necessarios nos bancos escolares. O respeito à diversidade é condição sine qua non para a consolidação dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, expressos no artigo 3º da Constituição Federal: "I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional;  III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".


A "Lei da mordaça", claramente inconstitucional, fere o ato educativo e a democracia de morte! 

Um imenso repúdio à ação da deputada Sandra Farah, inimiga da Educação! 

Tive o desprazer de e conhece-la em 2010,  quando se candidatou como deputada pelo PSDB, irmã de um lider religioso do Ministério da Fé, largou o partido para compor no Governo do recém eleito do PT.  Na transição apareceu de pára-quedas nas discussões ligadas ao esporte. Filiou-se ao PRB (Partido que banca a parcela da bancada da biblia), virou subsecretária do Entorno e logo virou Administradora do Lago Norte. 

Candidata novamente em 2014, virou as costas mais uma vez para seu aliado de ocasião (Agnelo Queiroz) e compõe a base do Governo Rollemberg (PSB), bem tipico de seus interesses de ocasião, e se elegeu a partir de seu proselitismo religioso e apoio institucional da igreja de seu irmão.

Nós professores(as) não vamos aceitar que nos coloquem essa MORDAÇA! Que nos prenda, que nos demita, mas não vão nos calar!

Veja a carta enviada pela deputada Sandra Farah à escola e tire suas próprias conclusões:

ESPORTE COMO DIREITO DE CIDADANIA


Prezadas(os)  amigas(os), alunas(os) e colegas professoras(os),


É com grande alegria que fiquei sabendo neste domingo que na nova edição da "Revista Pensar a Prática" Foi publicado um artigo científico no qual sou co-autor. Partiu do Professor Pedro Athayde (FEF-UnB) a iniciativa e o convite para a colaboração minha, do Professor Fernando Mascarenhas e do Professor Nadson Reis.


Publicado na forma de Ensaio, trata dO ESPORTE COMO DIREITO DE CIDADANIA,
Capa da revistae nele se problematiza as funções historicamente assumidas pelo esporte, sobretudo na sociedade capitalista contemporânea. Ademais, expõe elementos teórico-conceituais introdutórios acerca da concepção da prática esportiva como um dos elementos intermediadores de atendimento às necessidades humano-sociais e aos direitos de cidadania. Após percorrer a gênese e desenvolvimento do esporte, enfatizando o atual processo de mercantilização, conclui-se que o acesso ao esporte deve ser materializado pela oferta de políticas públicas universais, cuja função precípua seja a garantia dos direitos de cidadania, assegurando o atendimento das necessidades sociais e não a rentabilidade financeira e acumulação de capital.

Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34049


Abaixo divulgo o sumário completo da Revista:




Revista Pensar a Prática
Universidade Federal de Goiás

Pensar a Prática
v. 19, n. 2 (2016)
Sumário
https://revistas.ufg.br/fef/issue/view/1737

Artigos Originais
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CONCEITO-AÇÃO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA
        Fanny Cacilie Gauna de Siqueira,        Miraíra Noal Manfroi,   Marcelo Victor da
Rosa,   Alcyane Marinho
JOGOS ELETRÔNICOS DE MOVIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
        Letícia de Castro Silva Monteiro,       Fátima Solange Castillo Velásquez,      Ana
Paula Salles da Silva
HEROÍSMO, MÍDIA E DESEMPENHO ESPORTIVO: UM ESTUDO DO CASO ACERCA DA PRESENÇA DE RONALDO “FENÔMENO” NO CAMPEONATO PAULISTA DE 2009
        Everton De Albuquerque Cavalcanti,      André Mendes Capraro
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
        Jairo Antônio Paixão,   Glauber César Cruz Custódio,    Yuri Windson Santos
Barroso
NÍVEL DE ANTECIPAÇÃO EM JOGADORES DE TÊNIS NOVATOS E INEXPERIENTES PELO PARADIGMA DE OCLUSÃO TEMPORAL
        Patrick Zawadzki,       Ilezam Keila Sabbi,     Eduardo Capeletto
DESCRIPTION OF SARCOPENIA FREQUENCY AND ANALYSIS OF AGREEMENT BETWEEN THE CALF CIRCUMFERENCE AND THE EUROPEAN CONSENSUS FOR SARCOPENIA DIAGNOSIS IN ELDERLY
        Graziela Morgana Silva Tavares, Pâmela Pissolato Schopf,        Vanusa
Manfredini,     João Feliz Duarte De Moraes,    Maria Gabriela Valle Gottlieb
SLACKLINE: SAÚDE, AVENTURA E EMOÇÃO PARA OS IDOSOS
        Dimitri Wuo Pereira
IMPLICAÇÕES DA PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
        Guilherme Bardemaker Bernardi,  Vicente Molina Neto
REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
        Cláudia Aleixo Alves,   Zenólia Christina Campos Figueiredo
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
        Ludmila Nunes Mourão,   Dinah Vasconcellos Terra,       Kalyla Maroun
THE RELATIVE AGE EFFECTS IN YOUNG SOCCER PLAYERS AND IT RELATIONS WITH THE COMPETITIVE LEVEL, SPECIFIC POSITION, MORPHOLOGICAL CHARACTERISTICS, PHYSICAL FITNESS AND TECHNICAL SKILLS
        Augusto Pedretti,       Alessandro Pedretti,    João Brito de Oliveira
Fernandes,      António Natal Campos Rebelo,    André Filipe Teixeira Seabra
GOVERNO DO ESTADO E DESCENTRALIZAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
        Edmilson Santos Santos
A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
        Josiane Filus Freitas,  Juliana Eliza Borges da Silva,  Michela Regis Afonso
Lacerda,        Thiago José Leonardi
FUTSAL, UM SONHO OLÍMPICO: O JOGO DE PODER FIFA x COI
        José Roulien Andrade Junior,    André Felipe Caregnato, Fernando Renato
Cavichiolli
QUAL A CONTRIBUIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS NA VELOCIDADE DE CORRIDA DE CURTA DISTÂNCIA?
        Diego de Alcantara Borba,       João Batista Ferreira-Júnior,   Valdênio Martins
Brant,  Juliana Bohnen Guimarães,       Carlos Alexandre Vieira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
        Deyvid Tenner de Souza Rizzo,   Ágata Cristina Marques Aranha,  Clara Maria
Silvestre Monteiro de Freitas,  Jocimar Daolio, Jefferson Campos Lopes

Artigos de Revisão
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OS CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
        Amanda Gabriele Milani, Suraya Cristina Darido
RELAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS GENÉTICOS, LIPÓLISE, METABOLISMO DE LIPÍDEOS E EXERCÍCIOS AERÓBIOS
        Íncare Correa Jesus,    Lupe Furtado Alle,      Caroline Gaida Percegona,       Kátia
Sheylla Malta Purim,    Neiva Leite

Ensaios
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O ESPORTE COMO DIREITO DE CIDADANIA
        Pedro Athayde,  Fernando Mascarenhas,   Pedro Osmar Flores de Noronha
Figueiredo,     Nadson Santana Reis

Resenhas
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TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA PEDAGOGIA DAS LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE: UMA REFLEXÃO SOBRE O LIVRO ENSINO DE LUTAS
        Carlos Herold Junior

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PENSAR A PRATICA http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef